Chegou a hora das semifinais da Conferência Leste na NBA. E, em uma das chaves, as partidas serão ainda mais especiais. Donos de uma das maiores rivalidades da história, Miami Heat e New York Knicks se enfrentam nos playoffs pela primeira vez desde 2012.
Heat e Knicks têm uma trajetória de confrontos acirrados que ficou marcada nos corações dos torcedores — principalmente os que acompanharam o final da década de 90. Por isso, o Quinto Quarto faz um esquenta para o confronto, que começa neste domingo (30/4), e relembra os grandes duelos travados pelas duas equipes na liga.
Conteúdo
Semifinais da Conferência Leste de 1997
A rivalidade teve sua ascensão em 1997, pelas Semifinais da Conferência Leste. Segundo colocado, o Miami Heat — liderado por Alonzo Mourning e Tim Hardaway — precisou de sete intensos jogos para bater o New York Knicks em virada na série por 4 a 3.
Os Knicks, na ocasião, chegaram a abrir 3 a 1 na vantagem, mas não contavam com o fôlego dos comandados por Pat Riley — que teve passagem marcante pelo time rival e acabou eleito o Melhor Técnico da Temporada. A virada, inclusive, ficou evidente por uma histórica confusão começada por PJ Brown, do Miami, e Charlie Ward, do New York. no Jogo 5.
No dia 14/05/1997, nos instantes finais do jogo 5 da série das semifinais da conferência Leste, P.J. Brown e Charlie Ward protagonizaram uma verdadeira luta p/ conseguir o melhor posicionamento após um lance livre cobrado pelo armador Tim Hardaway… pic.twitter.com/Gy1ZIY6lpN
— Draft Brasil (@draftbrasil) May 14, 2020
A briga deixou a equipe de Nova York, que viria a ser derrotada, desfalcada por Patrick Edwing, Allan Houston e Charlie Ward na sexta partida, além de Larry Johnson e John Starks no último encontro. Já o Heat avançou às finais, mas parou no lendário Chicago Bulls de Michael Jordan.
Johnson x Mourning e a revanche de 1998
Na revanche, pela rodada de abertura de 1998, outra grande polêmica ficou marcada. Os Knicks, liderados por Jeff Van Gundy, conseguiram se vingar em uma série de 3 a 2 na soma total na primeira rodada dos playoffs.
A batalha, mais uma vez, resultou em cenas lamentáveis com uma briga no Jogo 4 entre os ex-companheiros de equipe, Larry Johnson e Alonzo Mourning. Os dois jogadores, na ocasião, viviam uma rivalidade e chegaram ao ápice com um confronto com direito a socos. Van Gundy chegou a tentar separar a discussão ao agarrar uma das pernas de Alonzo. A cena é emblemática.
April 30, 1998: At the end of the Heat/Knicks R1 G4 game in Madison Square Garden, Alonzo Mourning and Larry Johnson get into it and Jeff Van Gundy ends up on the ground holding onto Mourning's leg. pic.twitter.com/SsqxDP7Inv
— This Day In Sports Clips (@TDISportsClips) April 30, 2020
Primeira Rodada da Conferência Leste de 1999
Em 1999, Allan Houston cravou o nome na história da rivalidade. O Miami Heat, que havia sido o primeiro colocado na Conferência Leste, chegou com moral até encontrar um inspirado camisa 14, que virou o placar na sequência de anos em que as duas potências se enfrentaram.
O jogador levou a equipe de Nova York rumo a uma vitória em cinco jogos — tendo em vista que a primeira rodada também era uma série de melhor de cinco (mudando apenas em 2003). Posteriormente, os Knicks chegaram à final e perderam para o San Antonio Spurs.
Knicks abrem 3 a 1 contra os Heat em 2000
A emoção voltou em 2000, pelas semifinais da Conferência Leste. Os Knicks tinham um esquadrão ainda melhor e vinham em boa sequência, mas a dificuldade foi grande. Tanto que o resultado só foi decidido no jogo 7, com destaque para Latrell Sprewell e Patrick Ewing.
Apesar da empolgação, o New York Knicks perdeu a final da Conferência para o Indiana Pacers, em série de 4 a 2.
LeBron x Melo em 2012
LeBron James e Carmelo Anthony eram dois dos principais jogadores da NBA e carregavam uma história em comum: o draft de 2003. Eles entraram na liga juntos pelo sistema de recrutamento, ao lado de outras importantes figuras importantes, como Dwyane Wade e Chris Bosh.
A relação era de amizade, mas eles se viram em lados opostos no confronto entre Miami Heat x New York Knicks pelos playoffs, em 2012. Mas não foi competitivo. Apesar da grande fase dos dois atletas, LeBron mostrou que era seu ano de brilhar e comandou seu time na primeira fase, em vitória por 4 a 1. A dupla, no entanto, foi destaque de pontos em três de cinco partidas.
O Miami Heat, inclusive, sagrou-se campeão na temporada 2012 — que ficou marcada como a primeira vez que LeBron James chegou ao título. O astro também foi eleito o MVP das Finais contra o Oklahoma City Thunder.
🏀#Knicks vs Heat Playoff History🏀
1997 Semifinals
-Heat win 4-31998 1st Round
-Knicks win 3-21999 1st Round
-Knicks win 3-22000 Semifinals
-Knicks win 4-32012 1st Round
-Heat win 4-1 pic.twitter.com/B34GrRn6di— BAN12287 (@GoreSlasher1031) April 27, 2023
Como chegam as duas equipes para o duelo em 2023?
O Miami Heat tem Jimmy Butler como destaque e segue em franca evolução rumo às finais. Depois de se classificar pela sétima posição na Conferência Leste, eles eliminaram o Milwaukee Bucks por 4 a 1.
O New York Knicks, por sua vez, havia passado em quinto e eliminou o Cleveland Cavaliers por 4 a 1 na série. Eles voltam às semis da NBA após dez anos e apostam no armador Jalen Brunson para seguirem em busca da consagração eterna.