O Indiana Pacers recebeu o New Orleans Pelicans no Gaingbridge fieldhouse, em Indianapolis, e ampliaram sua sequência de vitórias derrotando Zion Williamson e companhia por 123 x 111.
Agora, são cinco vitórias consecutivas, derrotando times da conferência leste que não disputam algo na temporada como Raptors e Pistons, mas também vencendo os Mavericks de Luka Doncic e Kyrie Irving.
No jogo, a estrela dos Pacers Tyrese Haliburton apareceu diferente: o jogador teve mais assistências (13) do que arremessos de quadra convertidos (7). Algo diferente do que o jogador está acostumado, mesmo com uma de suas principais características seja servir seus companheiros dentro de quadra. Além disso, terminou com 17 pontos, o que dá uma média de 2,4 pontos por arremesso convertido.
Tyrese Haliburton goin' crazy with the no-look dime to Jalen Smith 🪙 pic.twitter.com/F7jglf5WQ7
— Indiana Pacers (@Pacers) February 29, 2024
Os Pacers conseguiram comandar as ações ofensivas nos dois lados da quadra. Com um Pelicans afobado para encontrar cestas na primeira etapa, Haliburton, Turner e Smith tiraram proveito disto, atacando o aro sempre que tiveram a chance para cansar o segundo jogador que mais pontua na pintura na NBA: Zion Williamson.
A investida funcionou defensivamente, já que tanto Myles Turner quanto Jalen Smith trocavam constantemente para manter Zion longe do aro, e quando o jogador se aproximava nem sempre levava a melhor.
Outro jogador que fez a diferença fazendo o “trabalho sujo” de pegar os rebotes foi Pascal Siakam, que ao fim da terceira etapa já somava 10 rebotes, liderando os Pacers na estatística. Em comparação, C.J. McCollum e Brandon Ingram somados tinham a mesma quantidade que Siakam na reta final do 3º quarto.
Banco dos Pacers aparece em grande fase para contribuir
Um dos motivos do Indiana Pacers ter derrotado um talentoso New Orleans Pelicans, time que tem várias opções para todos os níveis da quadra, foi o esforço coletivo daqueles que vieram do banco.
A profundidade de reservas no Indiana Pacers foi um dos fatores determinantes para a vitória. Em momentos que os titulares se mostravam mais cansados, o técnico Rick Carlisle foi calmamente movendo as peças no tabuleiro, e Obi Toppin, Andew Nembhard, Jalen Smith, Ben Sheppard e T.J. McConnell entregaram uma grande atuação no jogo.
Ben Sheppard liderou os bancários em minutos no jogo (27), sendo também um dos cestinhas da segunda unidade na vitória contra os Pelicans.
Obi Toppin, assim como Sheppard, apareceu destacado no jogo saindo do banco. Cestinha entre os reservas com 16 pontos, Toppin em seu primeiro ano como um Pacer vem conquistando seu espaço no time como sexto homem, e hoje mostra um basquete melhor do que aquele que apresentou em Nova Iorque, quando jogava com os Knicks.
TYRESE HALIBURTON OFF THE GLASS TO OBI TOPPIN 🔥 pic.twitter.com/KrAxcq3A5v
— Action Network (@ActionNetworkHQ) February 29, 2024
Pacers podem voltar ao playoffs após três anos
Rick Carlisle parece ser o amuleto da sorte dos Pacers, e quando treina a equipe a melhor forma da franquia tende a aparecer.
Comandando o Indiana Pacers entre 2003 e 2007, Carlisle levou a franquia à uma final de conferência, algo que seria alcançado mais duas vezes depois que o treinador deixasse o cargo.
Não era técnico do time quando venceram pela última vez uma série nos playoffs, em 2014, quando os Pacers venceram os Wizards nas semifinais de conferência do leste. Ainda assim, era lembrado pelos torcedores como um dos principais treinadores da franquia no século 21. Outros nomes que passaram por Indy incluem Frank Vogel -campeão da NBA em 2020 – e Nate McMillan.
Agora, os Pacers estão se classificando para os playoffs em uma conferência leste que, além do Boston Celtics, que não sabe mais o que é perder, está bem embaralhada.