Primeiro time a garantir seu lugar nos playoffs da NBA, o Milwaukee Bucks chegou a 50 vitórias na temporada antes que qualquer rival pudesse sonhar com o feito. É a terceira vez sob o comando de Mike Budenholzer que a franquia é a primeira da temporada a atingir o 50º triunfo.
Nos últimos 23 jogos, a equipe venceu 21, incluindo uma sequência absurda de 16 triunfos consecutivos entre 23 de janeiro e 1º de março.
Até a última quarta-feira (15), os Bucks tinham ataque e defesa entre os 10 melhores da liga em pontos por partida. Com tal desempenho, é difícil argumentar contra as chances de ver se repetir o filme de 2021, quando a franquia levantou a taça superando o Phoenix Suns em seis jogos nas Finais da NBA.
Highlights from last night's WIN vs. Suns.
⚡️ @we_energies ⚡️ pic.twitter.com/u8x5Gmk8Ex
— Milwaukee Bucks (@Bucks) March 15, 2023
As estatísticas fortalecem o que é já é visível: o time de Milwaukee desponta como favorito ao título da NBA. Líder em rebotes, também são a quarta equipe que mais anotou bolas de 3 pontos e força os adversários ao segundo pior aproveitamento nos arremessos de quadra, em números levantados até quarta.
A união faz a força
Na esteira de um Bucks dominante, o grande astro da franquia também vem impressionando por seus números fenomenais. Com 31,5 pontos (4º melhor da NBA) e 11,9 rebotes (2º melhor) por partida, Giannis Antetokounmpo se coloca mais uma vez na discussão do MVP.
E se o elenco já era forte com o núcleo formado por Giannis, Jrue Holiday, Khris Middleton e Brook Lopez, — além de Bobby Portis e Pat Connaughton na rotação —, para esta temporada a franquia ainda se reforçou com nomes como Jevon Carter, Jae Crowder e Joe Ingles.
Carter é um sólido chutador de 3 pontos, e Crowder, um defensor estabelecido. Ingles, aos 35 anos, trouxe experiência e uma valiosa contribuição de mais de 40% de acerto do perímetro.
Goodnight. pic.twitter.com/aeKtlkU7B1
— Milwaukee Bucks (@Bucks) March 15, 2023
A profundidade fortalece, e muito, a expectativa por uma corrida longa nos playoffs. Atualmente na primeira posição do Leste e com o melhor retrospecto de toda a liga, os Bucks vão sendo citados como um palpite forte para alcançar o segundo título em três anos.
Um exemplo da segurança trazida pelo grupo é o aproveitamento positivo, mesmo na ausência das principais estrelas. Dos 39 jogos perdidos por Middleton nesta temporada, a equipe conseguiu vencer 25. Até mesmo sem Giannis os números se sustentam: 9 vitórias em 15 confrontos.
Restam 13 partidas de temporada regular no calendário para os comandados de Budenholzer. A seed 1 do Leste ainda não está garantida — a vantagem é de três jogos sobre os Celtics e cinco sobre os 76ers.
Na agenda dos Bucks, ainda reside um encontro com cada um desses times, que aparentam ser seus principais rivais dentro da conferência.
Serão Celtics e 76ers as principais ameaças para frear o bonde de Milwaukee?