NBA

Estrela da NBA, Joel Embiid obtém cidadania e vai defender a França

Estrela da NBA Joel Embiid obtem cidadania e vai defender a França

Primeiramente, não é mais um boato, Joel Embiid é francês. Se em maio havia rumores sobre a possível nacionalidade francesa do jogador, nesta quarta-feira (13) a informação foi confirmada.

Assim, o astro da NBA e a estrela do Philadelphia 76ers agora poderá defender uma das seleções de basquete mais fortes do mundo.

A saber, nascido em Camarões, o jogador de 28 anos nunca defendeu Camarões em nenhum campeonato organizado pela Federação Internacional de Basquete (FIBA).

Nesse sentido, Embiid iniciou o processo há alguns meses e recebeu oficialmente a nacionalidade francesa em 5 de julho. A FIBA também confirmou a notícia em um post em sua página oficial no Twitter.

Quem está atualmente na seleção francesa de basquete?

A princípio, o time francês já conta com atletas que atuam na NBA, entre eles, Evan Fournier (New York Knicks), Nicolas Batum (Los Angeles Clippers) e Rudy Gobert (Minnesota Timberwolves).

Assim, com Gobert e Fournier, a seleção francesa de basquete chegou à final da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado. Portanto, vale lembrar que, os franceses fizeram um jogo duro, mas perderam para a temida seleção dos Estados Unidos, num 87 x 82 apertado.

Dessa forma, com a cidadania oficializada, Joel Embiid deve estar presente nas Olimpíadas de 2024, que terão como palco, justamente, a França.

Contudo, o Eurobasket, competição das seleções europeias disputada em setembro, o pivô não poderá estar presente, mas poderá ser convocado para a Copa do Mundo de 2023 e Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Será a França a grande rival dos Estados Unidos nos próximos anos?

Sem dúvida, o Embiid aumenta a qualidade da equipe francesa. Portanto, isso será um problema para a equipe dos EUA em todos os eventos futuros.

Em suma, Joel está saindo de uma temporada de muito sucesso na NBA e ele vai querer levar essa forma para a seleção francesa.

A saber, o jogador dos Sixers teve uma média de 30,6 pontos na última temporada, tornando-se o artilheiro da maior liga de basquete do mundo. Ele também somou 11,7 rebotes e 4,2 assistências em 68 jogos. Graças a esses recordes, ele estava concorrendo ao MVP, mas o prêmio foi para Nikola Jokic.

Trajetória no basquete

Joel Embiid, nascido em Yaoundé, no Camarões, mudou-se para os Estados Unidos com apenas 16 anos.

Assim, ele entrou na Universidade do Kansas para depois ser selecionado na 3ª escolha do Draft de 2014 pelos Sixers, mas teve um histórico com lesões.

Depois de dois anos sem poder pisar na quadra, ele finalmente fez sua estreia profissional em outubro de 2016 contra o Boston Celtics com 4 rebotes e 2 bloqueios em apenas 13 minutos de jogo.

Com muita paciência e muito trabalho nas academias, Embiid é atualmente o melhor pivô da liga.

Dessa forma, já foi cinco vezes All-Star, de 2018 a 2022, quatro vezes foi incluído no segundo melhor quinteto da NBA, três vezes no segundo melhor quinteto defensivo.

Com a média de pontos (30,6) realizada este ano permitiu que ele se tornasse o melhor pontuador do ano, o primeiro dos Sixers a fazê-lo vinte anos após a era Allen Iverson.

Embiid também foi um grande candidato ao título de MVP, mas em 2021 e 2022 ele terminou em segundo atrás de Nikola Jokic do Denver Nuggets.

 

Foto destaque: Divulgação/Cole Burston /AFP

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top