NBA Golden State Warriors

Entenda a importância defensiva de Draymond Green em um comparativo com o futebol

Entenda a importância defensiva de Draymond Green em um comparativo com o futebol

Em primeiro lugar, o Golden State Warriors venceu o Phoenix Suns na madrugada deste sábado (4) e recuperou a liderança e a melhor campanha da NBA 2021/22. Esta que havia sido perdida justamente para o Suns no jogo anterior. De fato, todos sabem que Stephen Curry é o jogador mais importante do elenco e um dos maiores da história da NBA. Bem como Draymond Green, certo?

Na vitória sobre o time do Arizona, que culminou na quebra de invencibilidade de 18 jogos dos visitantes, o defensor dos Warriors foi fundamental para o triunfo. Mas é comum subestimar Draymond Green por suas limitações ofensivas.

Contudo, alguns jogadores presisam se sacrificar mais que outro para o bem da equipe. Portanto, você verá aqui um comparativo com o futebol para entender a importância que tem no time um jogador como DG23.

Veja os melhores lances de Draymond Green pelo Golden State Warriors contra o Phoenix Suns em 04/12/2021

Entenda a importância defensiva de Draymond Green em um comparativo com o futebol

Antes de tudo, tal qual no basquete, especificamente nos Warriors, o futebol também tem suas estrelas. Neste comparativo, usaremos o Paris Saint-Germain como exemplo para facilitar o entendimento da analogia.

De antemão, o atual PSG conta com Neymar, MessiMbappé em seu elenco, todos atacantes. De fato, os amantes do futebol sabem que não são daqueles que voltam para marcar o lateral, etc. Portanto, ao escalar o time, o técnico argentino Mauricio Pochettino precisa pensar bem em quem colocará em campo para compensar o déficit defensivo do trio MNM.

Então, o treinador precisa tem em campo um Draymond Green que, provavelmente, passará desapercebido em campo, ouvirá críticas da torcida que não o viu jogando, mas eles estará lá, marcando, roubando bolas e tocando de lado para que um meia regista ou box-to-box faça ela chegar com qualidade para um Stephen Curry definir o lance e levar ou louros da vitória.

De fato, todo time tem um jogador que vai precisar se doar mais na marcação, fazendo faltas, tomando cartão ou sendo suspenso para compensar a ausência defensiva de alguns atletas que precisam se poupar um pouco mais para definir os jogos. É o caso de Idrissa Gana Gueye.

Leia também:

Idrissa Gana Gueye: o Green do Paris Saint-Germain

No PSG, muitas vezes, você nem houve falar no nome de Gueye. Por certo, o volante selecionável de Senegal faz o trabalho dobrado de marcação e roubadas de bola que os atacantes não voltam para fazer. Então, acaba sendo subjugado a fazer o trabalho duro.

Em contrapartida, eventualmente, se destaca com assistências e até gols, como quando marcou o primeiro gol da vitória por 2 x 0 contra o Manchester City no dia 28 de setembro de 2021, pela UEFA Champions League.

Todavia, Mauricio Pochettino não quer que Neymar, Messi e Mbappé voltem o tempo todo para a defesa para ajudar na marcação, pois assim não terão gás, fôlego, para correr de volta ao campo de ataque para atacar.

Draymond Green: o Gueye do Golden State Warriors

Voltando ao basquete, Green tem sido uma força bidirecional nesta temporada para os Warriors e, aos poucos, vai ganhando os merecidos créditos por sua onipresença e ainda mantém um papel importante dentro desta equipe.

Ele tem sido claramente o segundo jogador mais importante para o sucesso atual desta franquia, um segundo próximo atrás de Stephen Curry. Assim como a presença de Curry no ataque é fundamental para o Golden State vencer os jogos, Green é na defesa.

O técnico libanês Steve Kerr não quer que Curry se esforce demais na marcação, arriscando ficar cansado ou até se machucar, pois precisa dele na quadra de ataque. Então, para que o motor que faz com que o complicado maquinário dos Warriors funcione perfeitamente no ataque, é indispensável um Draymond Green na defesa.

A temporada 2021/22 de Draymond Green

Aquele velho Green dos últimos anos, que adiava muito, que procurava o passe quando deveria chutar, ficou para trás. Quase desapareceu porque Green está tendo a melhor temporada de chutes de sua carreira. Ele está com um recorde de 55,6% em quadra, incluindo um 59,6% em chutes de dois pontos – também um recorde de carreira.

Ele percebeu um ligeiro aumento na agressão no aro: incluindo tentativas que resultaram em faltas. Bem como 55% de seus arremessos nesta temporada foram no aro, em comparação com 46% na temporada passada. Mais importante, ele foi um finalizador muito melhor, acertando 77% de seus arremessos no aro – 88º percentil entre os grandes da liga, de acordo com o Cleaning The Glass.

Assim, os defensores que não esperam que Green chute, estão sendo surpreendidos. Sua mentalidade de procurar espaços é admirável, mas pode ser usada contra ele por equipes que possuem uma visão clara de como ele joga. Portanto, é absolutamente necessário para ele provar que essas noções sobre ele estão erradas. E seu aumento de agressividade no ataque mostra isso.

Dryamond Green ainda tem muito a melhorar ofensivamente, mas está estabelecendo recordes de carreira em algumas métricas avançadas de chute e eficiência de pontuação. Além disso, sua melhor performance ofensiva até agora destacou o quanto ele tem sido um maestro defensivo, sendo âncora da melhor unidade defensiva da liga e continua a mostrar por que é indiscutivelmente o melhor defensor.

Steve Kerr sobre Green contra o Phoenix Suns em 04/12/2021

“Ele é o melhor defensor do mundo. Faz tudo por nós defensivamente. Comanda a defesa, dirige o tráfego (ao ataque). Ele interrompe o progresso dos armadores, marca Deandre Ayton e todo mundo no meio. Além disso, está em todo o lugar com sua onipresença. Achei Draymond brilhante esta noite”.

Foto destaque: Reprodução / NBC Sports

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top