A Summer League 2023 terminou na noite da última segunda-feira (17), com vitória do Cleveland Cavaliers sobre o Houston Rockets por 99 a 78. Na grande final, viu-se um grande duelo que promete seguir nas quadras da NBA.
Do lado dos Cavs, Isaiah Mobley anotou um duplo-duplo, com 28 pontos e 11 rebotes e acabou eleito o MVP da partida. Ele, no entanto, ficou de fora do time do campeonato, formado por Keyonte George, do Utah Jazz, Sam Merrill, do Cleveland Cavaliers, Orlando Robinson, do Miami Heat, Hunter Tyson, do Denver Nuggets, e Cam Whitmore, do Houston Rockets.
Vice-campeão, Whitmore ficou marcado na noite do Draft por ter sido o grande “roubo” do evento. Ele poderia ter sido selecionado nas primeiras posições, mas acabou caindo muito e teve seu nome chamado somente na 20ª escolha. Ele terminou como MVP da Summer League.
VEJA TAMBÉM
+ Gui Santos na NBA? Warriors seguem de olho em promessa brasileira
+ Sucesso de Stephen Curry no golfe é ‘culpa’ dos Lakers; entenda
Em seis jogos, o ala teve médias de 19,3 pontos, 5,2 rebotes, 1,8 assistência e 2,5 roubos de bola por partida, com 44,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Destaques da Summer League 2023
Campeão com os Cavaliers, Isaiah Mobley sai da Summer League com bastante moral. Seus números (17,8 pontos, 8,3 rebotes, 4,5 assistências e 1,5 toco de média por jogo) mostraram um jogador com grande potencial para brilhar na NBA.
Ele já atuou na liga, na temporada passada, quando entrou em quadra 12 vezes pelos Cavs. Aos 23 anos, o ala-pivô deu mais um passo na direção certa, apesar de ter ficado de fora do time do torneio.
— Eu tento não me preocupar com coisas que não consigo controlar. Eu concordo com isso? Não, mas é o que é. Eu sempre vou preferir o título — afirmou Mobley, segundo a ESPN.
Isaiah Mobley BRILHOU! ?
O ala-pivô dos @cavs COMANDOU a vitória contra os @HoustonRockets, garantindo o título da #NBA2KSummerLeague! ?
28 PTS / 11 REB / 3 AST / 2 TOCOS / 2 ROUBOS ?#NBASummerLeague pic.twitter.com/3Yp57LGW2w
— NBA Brasil (@NBABrasil) July 18, 2023
Entre os jogadores eleitos para para o primeiro time da Summer League, Orlando Robinson foi um dos nomes de maior destaque. O pivô não-draftado terminou o campeonato com 25,8 pontos, 9,3 rebotes, 3,8 assistências e 1,5 roubo de bola por partida e acabou chamando mais atenção do que as escolhas de primeira rodada da franquia nos últimos anos.
Draftados pelo Heat em 2022 e 2023, respectivamente, Nikola Jovic e Jaime Jaquez Jr. não conseguiram mostrar muita coisa no campeonato de pré-temporada. O sérvio deixou a competição mais cedo para se preparar para a Copa do Mundo, enquanto o ala recém-chegado sofreu uma lesão no ombro logo no início da disputa.
O armador Keyonte George, do Utah Jazz, foi o 16º escolhido no Draft deste ano e já empolgou a torcida de seu novo time com boas atuações na Summer League. Ele terminou o torneio no top-10 de pontos (21,7) e assistências (6,3) por jogo.
Outro nome que pode aparecer nas quadras da NBA neste ano é Lester Quinones, do Golden State Warriors. Ele é um forte candidato à última vaga restante no elenco da equipe para a temporada.
Victor Wembanyama
O nome mais falado da competição foi o do francês Victor Wembanyama, selecionado na primeira posição do Draft pelo San Antonio Spurs. Reconhecido como um talento geracional, o gigante de 2,23m atuou apenas duas vezes no torneio.
Sua estreia, Charlotte Hornets, foi discreta: atuou por 27 minutos e conseguiu somente 9 pontos, 8 rebotes e 3 assistências, com 2/13 de acerto nos arremessos de quadra. O ponto positivo foi na defesa, onde teve cinco tocos.
Na segunda partida, os números melhoraram, e Wemby buscou um duplo-duplo diante do Portland Trail Blazers: 27 pontos, 12 rebotes e 9/14 nos arremessos. Depois dessa partida, entretanto, a equipe decidiu não mais utilizá-lo na Summer League.
