NBA: Devin Booker reclama de lance polêmico, mas Kevin Durant assume culpa

Paola Zanon | 06/12/2023 - 10:58

Devin Booker não conseguiu digerir a derrota do Phoenix Suns para o Los Angeles Lakers, por 103 a 106, na noite de terça-feira (5). O resultado eliminou a franquia do Arizona do In-Season Tournament, Copa da NBA.

Para o armador, a arbitragem errou em um lance na reta final do jogo, quando concedeu a LeBron James um tempo técnico sem os Lakers estarem com a posse de bola.

Na hora em que fez o pedido, o astro da liga acreditava que Austin Reaves estava com a bola, mas ele havia perdido a posse em uma disputa com Booker e Durant. Na volta da pausa, a posse continuou com os Lakers, que asseguraram a vitória por três pontos de diferença.

— Não estamos pedindo favoritismo, apenas uma chance justa. O mundo inteiro viu isso. Acabei de sair das redes sociais e outros jogadores da liga viram. Às vezes, os árbitros perdem as chamadas, mas quando é um pouco óbvio Ver as coisas desenrolando daquele jeito é difícil—, disse Devin, em entrevista coletiva após a derrota.

Mesmo depois de voltar para casa, Devin Booker continuou remoendo o lance polêmico, já que para ele, aquela posse de bola poderia ter dado aos Suns a chance de empate e prorrogação.

Em suas redes sociais, o jogador publicou uma foto do momento em que LeBron pede tempo, mas sem perceber que Reaves não estava mais com a bola, questionando o lance.

Kevin Durant rebate Booker

Kevin Durant, que também participou do lance, preferiu focar nos erros de quadra que poderiam ter sido controlados pela equipe, já que as decisões da arbitragem fogem do alcance de técnicos e jogadores.

— Não consegui ver direito, mas o último lance não define o jogo. Isso é um jogo de 48 minutos, não gosto de ficar reclamando de marcações da arbitragem. Árbitros erram, acontece, não dá pra colocar tudo neles sendo que nós deveríamos estar fazendo nossa parte—, começou ele.

O ala-pivô foi o destaque da franquia de Phoenix com 31 pontos, sete rebotes e quatro assistências. Booker, por sua vez, anotou um duplo-duplo de 21 pontos e 11 rebotes, mas o resto da equipe, com exceção de Grayson Allen, não contribuiu muito.

— É nossa responsabilidade jogar mesmo em meio a essas circunstâncias e não se preocupar em colocar o jogo nas mãos dos árbitros. Eles [Lakers] arremessaram 22 vezes a mais, tivemos 20 turnovers, esse foi o jogo—, assumiu Durant.

Além dos 20 turnovers —11 a mais que os adversários—, os Suns também ficaram em desvantagem nos rebotes ofensivos. Enquanto o time de Los Angeles conseguiu 21, a franquia do Arizona alcançou apenas oito.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.