O americano Delonte West, ex-jogador da NBA com passagens por diversas equipes, foi preso na manhã desta quinta-feira (06) pela acusação de mau comportamento por ter violado as condições de sua liberdade condicional e resistência a prisão. A informação foi divulgada pelo Departamento de Polícia da cidade de Virgínia, nos Estados Unidos.
West, de 40 anos, tinha um mandato de prisão em aberto e foi identificado por policiais às 01h da manhã. O ex-atleta tentou fugir dos oficiais, mas acabou sendo encontrado pouco depois inconsciente próximo ao local em estado de overdose. A equipe policial prestou os primeiros socorros e usou um medicamento para evitar overdoses, mas que não surtiu efeito imediato, fazendo com que Delonte fosse transportado para uma unidade hospitalar em estado de emergência. No hospital, o medicamente foi novamente utilizado e conseguiu interromper a overdose do ex-jogador.
Delonte West was arrested in Fairfax County, per @fox5dc
Police say he was served a warrant for violation of conditions of release and charged with resisting arrest. pic.twitter.com/o03zsdkkT5
— NBACentral (@TheDunkCentral) June 6, 2024
Desde que teve sua saúde estabilizada pela equipe médica do hospital, Delonte West foi levado em custódia para o Centro de Detenção de Fairfax sob uma fiança de US$ 2 mil, que ainda não foi paga. De acordo com a “ESPN”, o ex-jogador está agendado para uma audiência com o júri na manhã da próxima sexta-feira (07).
Delonte West: parceiro de LeBron James nos Cavaliers na NBA e histórico de uso de drogas
Selecionado no primeiro round do NBA Draft de 2004, o armador Delonte West teve uma sólida carreira na NBA até a temporada de 2011-12. Ao todo, ele somou passagens por Boston Celtics, Seattle Supersonics, Cleveland Cavaliers e Dallas Mavericks, se destacando pela sua passagem pelos Cavaliers ao lado de LeBron James e Anderson Varejão entre 2008 a 2010.
No entanto, sua vida sempre foi marcada pelas polêmicas fora de quadra. Diagnosticado com síndrome de bipolaridade e com diversos problemas na saúde mental e psicológica, Delonte tem um longo histórico de uso de substâncias químicas e uma extensa batalha contra o uso de drogas. Sua última aparição pública foi em 2021, quando Mark Cuban, dono dos Mavericks, resgatou o ex-jogador das ruas e o levou para uma clínica de reabilitação, onde ele acabou até trabalhando posteriormente. No entanto, Delonte acabou voltando ao vício.