Com Harden inspirado, 76ers quebram invencibilidade dos Bucks

André Avelar | 05/03/2023 - 01:08

Philadelphia 76ers e Milwaukee Bucks prometeram, e cumpriram, um ótimo jogo de basquete na madrugada deste domingo (5), no Fiserv Forum, pela temporada regular da NBA. Os potenciais adversários na Conferência Leste fizeram um jogo equilibrado do começo ao fim. No final, a vitória dos 76ers, por 133 a 130, quebrou uma sequência de 16 triunfos seguidos dos Bucks.

James Harden, em noite inspirada, esteve próximo do triplo-duplo, com 38 pontos, 10 assistências e nove rebotes. Joel Embiid, que travou duelos complicados contra Giannis Antetokounmpo e Brook Lopez no garrafão, também contribuiu bastante para o triunfo fora de casa.

Os Bucks ainda lideram a Conferência Leste, agora com 45 vitórias e 18 derrotas. Do outro lado, os 76ers ocupam a terceira colocação, com 41 resultados positivos e 17 negativos. 

LEIA MAIS:

+ Ja Morant apaga redes sociais e se desculpa por episódio com arma: ‘Vou tirar um tempo para obter ajuda’

++ Jokic faz outro triplo-duplo e Nuggets vencem Grizzlies em jogo que deve se repetir nos Playoffs da NBA

As equipes dos técnicos Doc Rivers e Mike Budenholzer contam com algumas das melhores duplas dos últimos anos na liga norte-americana de basquete. Quando bem entrosados, técnica e psicologicamente, James Harden e Joel Embiid contra Khris Middleton e Giannis Antetokounmpo causam problemas aos adversários. Mas e quando uma dupla enfrenta a outra? Couberam aos coadjuvantes ajudarem ainda mais para os 263 pontos no geral. 

Um desses nomes, sem dúvida, foi o do pivô Brook Lopez. Além de revezar com Giannis na marcação de Embiid, Lopez também contribui nas bolas de três. Em determinado momento no último quarto, se recusou a passar a bola para o craque do time e arriscar de trás do arco. Felizmente para ele, e para a torcida da casa, acertou o arremesso. Terminou com 26 pontos no total, que nem assim foram suficientes para a sequência invicta na temporada regular.

Nos momentos decisivos, os craques passaram a se mostrar um tanto mais. Embiid continuava com mais dificuldade que Giannis para entrar no garrafão, mas o pick-and-roll com Harden estava entrosado e o time visitante se mantinha vivo no placar. Giannis encontrava o caminho truncado e foi aí que surgiu a mão calibrada de Grayson Allen (seis acertos atrás da linha) e novamente de Lopez (três) nas bolas de três. Daí nasceu a maior diferença no placar. O curioso foi a opção de Budenholzer por deixar o gatilho de Allen no banco.

Tyresse Maxey logo tratou de equilibrar as coisas para os visitantes. O último minuto começou com um ponto em favor dos Bucks. Era pouco para um time tão aguerrido na noite. Harden e Embiid acumularam uma bola de três cada um e, só ai, a coisa foi ficando um tanto mais confortável. Na sequência, Georgers Niang quase pôs tudo ao perder ao demorar mais de cinco segundos para repor a bola em jogo. O erro foi recompensado quando Giannis cometeu a infração de andada a 9,2 segundos do fim. No final, vitória para dar moral para a equipe de Philly.

Próximos jogos

Os Bucks voltam à quadra já neste domingo, contra o Washington Wizards, na capital norte-americana, para tentar recomeçar a sequência de vitórias que colocou a equipe na primeira posição do Leste. Na segunda-feira, os 76ers, naturalmente com mais confiança, enfrentam o Indiana Pacers, também fora de casa.

Confira os resultados deste sábado na NBA:

Detroit Piston 90 x 114 Cleveland Cavaliers

Toronto Raptors 116 x 109  Washington Wizards

Atlanta Hawks 109 x 117 Miami Heat

Houston Rockets 122 x 110 San Antonio Spurs

Philadelphia 76ers 133 x 130 Milwaukee Bucks

Minnesota Timberwolves 138 x 134 Sacramento Kings