Pintou o campeão? Celtics igualam marca do ano de seu último título da NBA

Paola Zanon | 28/02/2024 - 10:35

Com a vitória sobre o Philadelphia 76ers na noite de terça-feira (17), o Boston Celtics alcançou a mesma marca da campanha que fez em 2008, quando conquistou seu 17º e último título da NBA.

Em 58 jogos, a franquia celta chegou a 46 vitórias, consolidando sua melhor campanha desde o ano de seu último campeonato antes de disputar 60 partidas.

Em 2007-08, os Celtics terminaram a temporada regular com 66 vitórias e 16 derrotas, na liderança isolada não só da Conferência Leste, mas contando com os times do Oeste também.

Neste ano, o recorde pode ser até superado. Por enquanto, a equipe de Boston soma apenas 12 derrotas e ainda tem 24 jogos pela frente, podendo até mesmo ultrapassar o número de 66 triunfos até o dia 14 de abril.

Os Celtics ainda são donos da atual maior sequência de vitórias da temporada, com nove seguidas —mesmo número alcançado pelo Los Angeles Clippers e o recorde de 2023-24 até então.

Celtics se isolam na liderança da NBA

Assim como aconteceu há 16 anos, os Celtics estão isolados não só na liderança da Conferência Leste, mas de todas as outras 29 franquias da liga.

O segundo maior número de vitórias na temporada pertence ao Minnesota Timberwolves e ao Oklahoma City Thunder, que estão empatados na liderança do Oeste, com 41 vitórias —cinco a menos que os Celtics.

No Leste, a disparidade é ainda maior; o Cleveland Cavaliers ocupa a vice-liderança com oito vitórias a menos que o time liderado por Jaylen Brown e Jayson Tatum.

No ano passado, o Boston Celtics chegou à final da Conferência Leste depois de terminar a temporada regular na segunda colocação, com 57 vitórias e 25 derrotas, mas acabaram perdendo para o Miami Heat, oitavo colocado, em uma série de sete jogos.

Com o elenco reforçado desde a chegada de Kristaps Porzingis e Jrue Holiday, os Celtics têm acumulado recordes na temporada e, até o momento, são o candidato mais forte ao próximo título da NBA.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.