NBA: Brooklyn Nets demite técnico principal após desconforto no vestiário

Paola Zanon | 19/02/2024 - 14:04

Jacque Vaughn, técnico principal do Brooklyn Nets, foi demitido na manhã desta segunda-feira (19) depois de duas temporadas no comando da franquia da NBA.

De acordo com Ian Begley, repórter da SNY TV, em Nova Iorque, o que mais influenciou a decisão do front office foi um desconforto no vestiário, causado pela falta de confiança dos jogadores no então treinador.

Os Nets estão com uma campanha negativa de 21 vitórias e 33 derrotas, na 11ª colocação da Conferência Leste, já fora da zona de classificação para o play-in.

Na temporada passada, mesmo tendo se classificado em sexto lugar, a franquia do Brooklyn foi a única a ser varrida na primeira rodada de playoffs, pelo Philadelphia 76ers, contando com os confrontos do Leste e Oeste.

Diante dos péssimos resultados desde 2022, o front office também passou a se preocupar com o futuro do time, temendo que isso atrapalhe as chances de conseguir uma estrela na próxima janela de negociações.

— Esta foi uma decisão difícil, mas acreditamos que é do interesse da equipe no futuro. Jacque representou a organização com caráter e classe exemplares nos últimos oito anos. A positividade e a paixão consistentes que ele despejou diariamente em nossa equipe permanecerão com os jogadores e a equipe com quem ele interagiu durante sua gestão. Agradecemos a Jacque por tudo o que ele fez pelos Nets e pelo bairro do Brooklyn, e desejamos a ele nada além do melhor no futuro—, declarou Sean Marks, gerente geral da equipe.

Jacque Vaughn no Brooklyn Nets

Apesar de ter assumido o comando do time apenas em 2022, Vaughn já fazia parte da equipe técnica dos Nets desde 2016, quando foi contratado como assistente de Kenny Atkinson.

Quatro anos depois, Jacque assumiu como treinador interino após a saída de Kenny, mas a função durou pouco tempo com a chegada de Steve Nash.

Em 2022, o então técnico foi demitido, e Vaughn  foi oficializado como o novo treinador principal. Nesse período, foram 129 jogos, com 64 vitórias e 65 derrotas.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.