A NBA segue expandindo sua marca no mercado internacional com jogos em outros países e solidificando cada vez mais seu status global, ganhando mais fãs e espectadores ao redor do planeta. Agora, dois países em específico estão nos planos da liga: Brasil e México.
Através de uma videoconferência de imprensa realizada nesta terça-feira (13), Mark Tatum, vice-comissário e diretor de operações da liga, foi questionado pelo ‘GE’ sobre um possível jogo oficial da NBA no Brasil. Ele afirmou que o país é um mercado muito forte para a marca e que deve receber um jogo oficial em breve.
– Já faz alguns anos desde que estivemos no Brasil, mas é um mercado muito importante e forte para nós. Adoraríamos ter jogos no país novamente. A realidade é que há mais lugares querendo receber partidas, mas em algum momento nós iremos (voltar ao Brasil) -, afirmou.
17 de outubro de 2015
Orlando Magic 90×73 Flamengo
? ORL: Nikola Vucevic (18pts, 7reb), Shabazz Napier (14pts), Victor Oladipo (13pts) e Evan Fournier (10pts).
?⚫ FLA: Marcelinho Machado (17pts), Marquinhos (13pts), JP Batista (13pts) e Jerome Meyinsse (12pts, 7reb). pic.twitter.com/q9BttoDpTd
— Diegão (@DiegaoM25) April 21, 2020
Embora nunca tenha recebido um jogo oficial da liga, o Brasil já foi palco de amistosos da NBA em três oportunidade. Em 2013, o Chicago Bulls enfrentou o Washington Wizards, enquanto o Cleveland Cavaliers encarou o Miami Heat em 2014. No ano seguinte, o Orlando Magic enfrentou o Flamengo no Rio de Janeiro.
México pode ter franquia na NBA em breve
Outro mercado forte para a NBA é o México, que foi sede do confronto entre Atlanta Hawks e Orlando Magic nesta temporada. O país latino americano, inclusive, pode receber uma grande novidade nos próximos anos.
Questionado sobre a possibilidade de uma franquia sede no país nesta terça-feira (13), Adam Silver, comissário da NBA, admitiu que o México é um forte candidato a ter um time na liga no futuro já que a ideia já se encontra no radar dos executivos.
– Sobre a Cidade do México, nós tivemos vários jogos da temporada regular em uma arena de primeiro mundo por lá. É o maior mercado da América do Norte e há uma grande população latina na América. Uma possível expansão para a Cidade do México está no nosso radar. Provavelmente não vai acontecer na próxima onda de novas franquias, mas eu acredito que com o tempo seria algo bem realista -, revelou.
Além da NBA, NFL também irá explorar mais o mercado do Brasil
Com o crescimento do mercado brasileiro nos esportes americanos, não é só a NBA que pretende explorar mais ainda mais o Brasil no futuro.
Depois de anunciar que faria seu primeiro jogo oficial da temporada regular no Brasil, a NFL anunciou no último dia 5 que o Philadelphia Eagles irá iniciar a próxima temporada atuando no país na Neo Química Arena, em São Paulo. O adversário ainda não foi definido até o momento, mas será divulgado no próximo trimestre.
A ocasião será tão especial para a liga que encerrará um tabu de 50 anos. O jogo, que será realizado no dia 6 de setembro, será a primeira oficial promovida pela liga a ser realizada em uma sexta-feira desde 1.974.