Brasil e México nos planos internacionais da NBA

Matheus Costa | 13/02/2024 - 19:22

A NBA segue expandindo sua marca no mercado internacional com jogos em outros países e solidificando cada vez mais seu status global, ganhando mais fãs e espectadores ao redor do planeta. Agora, dois países em específico estão nos planos da liga: Brasil e México.

Através de uma videoconferência de imprensa realizada nesta terça-feira (13), Mark Tatum, vice-comissário e diretor de operações da liga, foi questionado pelo ‘GE' sobre um possível jogo oficial da NBA no Brasil. Ele afirmou que o país é um mercado muito forte para a marca e que deve receber um jogo oficial em breve.

– Já faz alguns anos desde que estivemos no Brasil, mas é um mercado muito importante e forte para nós. Adoraríamos ter jogos no país novamente. A realidade é que há mais lugares querendo receber partidas, mas em algum momento nós iremos (voltar ao Brasil) -, afirmou.

Embora nunca tenha recebido um jogo oficial da liga, o Brasil já foi palco de amistosos da NBA em três oportunidade. Em 2013, o Chicago Bulls enfrentou o Washington Wizards, enquanto o Cleveland Cavaliers encarou o Miami Heat em 2014. No ano seguinte, o Orlando Magic enfrentou o Flamengo no Rio de Janeiro.

México pode ter franquia na NBA em breve

Outro mercado forte para a NBA é o México, que foi sede do confronto entre Atlanta Hawks e Orlando Magic nesta temporada. O país latino americano, inclusive, pode receber uma grande novidade nos próximos anos.

Questionado sobre a possibilidade de uma franquia sede no país nesta terça-feira (13), Adam Silver, comissário da NBA, admitiu que o México é um forte candidato a ter um time na liga no futuro já que a ideia já se encontra no radar dos executivos.

– Sobre a Cidade do México, nós tivemos vários jogos da temporada regular em uma arena de primeiro mundo por lá. É o maior mercado da América do Norte e há uma grande população latina na América. Uma possível expansão para a Cidade do México está no nosso radar. Provavelmente não vai acontecer na próxima onda de novas franquias, mas eu acredito que com o tempo seria algo bem realista -, revelou.

Além da NBA, NFL também irá explorar mais o mercado do Brasil

Com o crescimento do mercado brasileiro nos esportes americanos, não é só a NBA que pretende explorar mais ainda mais o Brasil no futuro.

Depois de anunciar que faria seu primeiro jogo oficial da temporada regular no Brasil, a NFL anunciou no último dia 5 que o Philadelphia Eagles irá iniciar a próxima temporada atuando no país na Neo Química Arena, em São Paulo. O adversário ainda não foi definido até o momento, mas será divulgado no próximo trimestre.

A ocasião será tão especial para a liga que encerrará um tabu de 50 anos. O jogo, que será realizado no dia 6 de setembro, será a primeira oficial promovida pela liga a ser realizada em uma sexta-feira desde 1.974.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.