New Orleans Pelicans e Phoenix Suns se enfrentaram nesta segunda-feira (01), dia que marcou para a quebra de mais um recorde na NBA. Na vitória por 124 a 111 dos Suns, o ala-armador Devin Booker igualou um feito que apenas o lendário Wilt Chamberlain conseguiu.
Com os 52 pontos anotados no duelo, Booker foi o grande responsável pela vitória dos Suns, que voltou a vencer depois da derrota para o Oklahoma City Thunder. Boa tarde dos seus pontos foram anotados depois de um primeiro quarto avassalador da equipe e do jogador, que somou 24 pontos nos 12 minutos iniciais.
Booker se tornou o segundo jogador na história da NBA a marcar 50 pontos ou mais em três jogos seguidos contra um mesmo adversário, igualando a marca de Wilt Chamberlain. Contra os Pelicans, o camisa 1 da franquia do Arizona já havia marcado 52 pontos no duelo do último dia 19 de janeiro, na vitória por 123 a 109, e 58 pontos na vitória por 118 a 114, na temporada passada.
Pelo lado dos Pelicans, o principal destaque foi o ala-pivô Zion Williamson, que somou 30 pontos e 5 assistências.
Avassalador: Booker amassou no primeiro quarto e quebrou mais um recorde na NBA
A liderança dos Pelicans no jogo durou exatos 55 segundos. Esse foi o tempo entre o primeiro arremesso do jogo, convertido pelo pivô Jonas Valanciunas, e os dois pontos convertidos por Devin Booker para virar o jogo transferir a liderança para o Phonenix Suns. A partir daí, o que se viu em quadra foi completamente diferente das expectativas criadas para o jogo entre o sexto e o oitavo colocados da Conferência Oeste da NBA.
Passados metade do primeiro período, os Pelicans parecem ter desligado. Em seis minutos, a franquia de New Orleans permitiu que os Suns anotassem 28 pontos e só conseguiram responder com 13, o que fez um verdadeiro estrago na estratégia da equipe para o jogo. E o principal responsável por essa arrancada tem nome e sobrenome: Devin Booker. No primeiro período, que terminou 46 a 28 para os Suns, o ala-armador anotou mais da metade dos pontos sua equipe, somando 24. A partir daquele momento, no fim do primeiro período, os Pelicans precisaram lidar com uma desvantagem de 18 pontos.
Vantagem essa, na verdade, que só aumentou. No segundo período, liderados por mais uma vez por Devin Booker, o Phoenix Suns conseguiu aumentar a vantagem para 26 pontos, que foi reduzida para 20 antes do intervalo. Até então, a franquia do Arizona era soberana durante o jogo, liderando todas as estatísticas e com um aproveitamento de quadra muito mais consistente.
A situação ainda chegou a piorar para os Pelicans nos primeiros minutos do terceiro período, com os Suns abrindo 27 pontos de vantagem. Mas foi no mesmo terceiro quarto que os Pelicans resolveram acordar e tiveram o seu melhor momento na partida, reduzindo a vantagem para 13 pontos antes do último período.
Nos 12 minutos derradeiros, o jogo começou a tomar contornos inesperados considerando o que o jogo nos apresentava. A vantagem dos Suns, que chegou a ser de quase 30 pontos, foi reduzida a apenas sete. Mas, o calcanhar de Aquiles dos Pelicans no jogo continuava sendo Devin Booker, que terminou o jogo com 54 pontos e igualou um recorde de Wilt Chamberlain na NBA para garantir a vitória dos Suns por 111 a 124.