O Portland Trail Blazers enviará à NBA um ofício desafiando o resultado do jogo contra o Oklahoma City Thunder na noite de terça-feira (23), após a polêmica expulsão do técnico Chauncey Billups a 20 segundos para o estouro do cronômetro.
Nesse momento, os Blazers venciam a partida por um ponto de diferença, e o treinador pediu um tempo, mas não foi atendido pela arbitragem, que na sequência, marcou uma falta de Malcolm Brogdon, dando a posse ao Thunder.
Irritado, Billups reclamou com a arbitragem e levou duas faltas técnicas, resultando em expulsão automática. Nos segundos finais, Shai acertou um lance livre na cobrança da falta técnica, empatando o placar em 109.
Com a posse, o técnico do Thunder teve seu pedido de tempo atendido. Na volta, Jalen Williams acertou uma cesta e virou o jogo com três segundos restantes, vencendo a partida por 111 a 109 e assumindo a liderança da Conferência Oeste.
Blazers HC Chauncey Billups was given two technical fouls at the end of the 4th, ejecting him from the game. 😬 pic.twitter.com/AMHn5LXTWS
— Bally Sports Oklahoma (@BallySportsOK) January 24, 2024
— Eu estava no meio da quadra tentando pedir tempo. É uma jogada frustrante. Meus jogadores jogam muito duro para isso. Eles não mereciam que o jogo terminasse assim. Me sinto mal por nos colocar nessa posição—, desabafou o treinador dos Blazers, durante a entrevista coletiva após a partida.
Ao ser questionado, o árbitro Bill Kennedy afirmou que não atendeu ao pedido de Chauncey porque ele estava focado na jogada à sua frente e acabou não ouvindo e nem vendo a solicitação.
Blazers desafiam resultado
De acordo com Adrian Wojnarowski, jornalista da ESPN, o time de Portland não pretende deixar o resultado por isso mesmo e desafiará o placar diretamente no escritório da NBA; a equipe tem 48 horas para montar o processo e enviar para a liga, além de cinco dias para reunir eventuais provas.
O processo custará aos Blazers US$ 10 mil (R$ 50 mil, na cotação atual). Caso seja bem-sucedido, a liga atenderá as solicitações e ainda reembolsará o valor.
A resposta da NBA acontecerá dentro de cinco dias úteis após o envio do ofício e todas as provas. O retorno, no entanto, não costuma ser positivo para as franquias; a liga só acatou processos desse tipo seis vezes na história, sendo a última em 2007.
Caso a resposta seja positiva, a liga irá marcar uma nova data para que Blazers e Thunder disputem os últimos 20 segundos da partida, com o placar em 109 a 108 para a equipe de Portland.