A arbitragem da NBA cometeu um erro grotesco durante a primeira prorrogação do jogo entre Sacramento Kings e Orlando Magic na noite de quarta-feira (3).
Já na reta final dos cinco minutos adicionais, a franquia da Califórnia estava vencendo por dois pontos de diferença, quando Paolo Banchero perdeu a bola, deixando-a sair pela linha de fundo, enquanto tentava empatar o placar a menos de cinco segundos para o apito final.
A posse de bola, então, daria aos Kings a vitória sem a necessidade de uma segunda prorrogação, mas a arbitragem acabou dando a posse de bola para o Magic. A cobrança resultou em uma cesta de Banchero, que enfim conseguiu empatar o jogo, forçando o segundo tempo extra.
Ruled out-of-bounds off the Kings, Magic basketball. Banchero then forces double overtime. pic.twitter.com/gIlELZaawG
— Rob Perez (@WorldWideWob) January 4, 2024
O italiano soltou a bola ao tropeçar sozinho, sem a influência ou contato físico de nenhum jogador adversário; a bola saiu direto da quadra, sem que ninguém mais tocasse nela.
Mesmo diante de um lance decisivo, a arbitragem de vídeo da NBA sequer chamou os juízes de quadra para uma checagem, enquanto o técnico Mike Brown não tinha mais nenhum desafio para fazer.
Já na segunda prorrogação, os Kings conseguiram abrir três pontos de vantagem no minuto final, sacramentando a vitória no Golden 1 Center.
Até o momento, a arbitragem ainda não emitiu nenhuma nota oficial explicando a decisão polêmica; a NBA e a franquia também não fizeram nenhum comentário sobre o lance.