Anderson Varejão retorna ao Cleveland Cavaliers. O brasileiro passou 14 temporadas na NBA e 13 delas foram em Cleveland. Varejão manteve uma média de 7,5 pontos e 7,5 rebotes nos anos de Cavaliers. O brasileiro está entre os 10 primeiros na lista de todos os tempos da franquia em rebotes ofensivos, rebotes defensivos, entre outros. Confira detalhes de seu novo vínculo com a franquia de Ohio.
Anderson Varejão retorna ao Cleveland Cavaliers
“Nossa esperança é que possamos criar organicamente gerações de novos fãs do Cavs internacionalmente que continuarão com a mesma paixão pelo jogo que Andy (Varejão usando seu apelido no comentário) trazia para a quadra todas as noites.” – disse o brasileiro após anúncio da terceira passagem pela franquia de Ohio.
Como dito, foram 13 temporadas apenas em Cleveland. Varejão teve rápida passagem pelo Golden State Warriors, mas como um Cavaliers que o brasileiro ficou mundialmente conhecido.
Em resumo, na sua primeira passagem, Anderson ajudou a franquia a alcançar seis playoffs e duas finais da Conferência Leste. Marcante pelo penteado característico, o brasileiro também era lembrado no auge pela sua simpatia.
Titular da Seleção Brasileira, Varejão tem no currículo experiencia de mais de vinte anos com a Amarelinha. Bom lembrar que ao chegar na NBA, foi selecionado pelo Orlando Magic no Draft 2004 da NBA (30ª escolha), mas logo se mudou para Cleveland.
Infelizmente, o brasileiro não conseguiu coroar sua primeira passagem pela franquia de Ohio com o título da NBA de 2016 com Lebron James, Kyrie Irving, Kevin Love e cia. No entanto, Anderson disputou aquela final de 2016, o ponto foi que, quis o destino, vestindo a camisa do Golden State Warriors. A vida tem dessas.
Na sequência voltou ao Brasil para defender o Flamengo e em 2021 fez sua segunda passagem pelo Cleveland Cavaliers, se aposentando onde se consolidou e cresceu tanto na carreira. A título de informação, era uma espécie de contrato cerimonial de final de temporada para homenagens após tantos anos de serviço como um Cavaliers.
Terceira passagem de Varejão pelo Cavaliers
“Sua ética de trabalho contagiante e compromisso com nossa comunidade lhe renderam seu lugar de direito na estrutura desta organização… Estamos entusiasmados em receber Andy e sua família de volta em tempo integral aos Cavaliers.” – disse Altman.
Agora em 2023 Anderson retorna para uma terceira etapa em Cleveland, porém não como jogador. O lendário camisa 17 da franquia assume o papel de consultor de desenvolvimento de jogadores e embaixador global do Cavs.
Anderson já fazia visitas periódicas em treinos e administração do Cleveland Cavaliers, mas sem grande envolvimento ou oficialmente. De fato, agora é um papel oficial em tempo integral.
Em resumo, suas tarefas são:
- Ajudar a crescer globalmente e criar gerações de novos fãs, especialmente no Brasil e América Latina.
- Trabalhar com treinadores, diretores e jogadores em várias funções de desenvolvimento em quadra durante a temporada. Além de viagens em prol de expansão da marca basquete e corporativas.
Por fim, o brasileiro deve ser homenageado com um anúncio no intervalo da partida contra Milwaukee Bucks dia 21 de janeiro.
View this post on Instagram
Foto destaque: Divulgação/Cleveland Cavaliers