MLS: Giorgio Chiellini assume categoria de base do LAFC

Marcelo Cartaxo | 16/01/2024 - 21:41

Giorgio Chiellini, ex-jogador da Juventus e LAFC agora retorna à franquia da MLS para fazer uma função diferente do que está acostumado.

Aos 39 anos, Chiellini está aposentado do futebol profissional, tendo vencido seu último título em 2022 em uma das finais mais disputadas da MLS nos últimos anos. Contudo, o ex-zagueiro volta para o LAFC, mas como treinador na base do time.

Em uma páginas oficiais nas redes sociais, o LAFC de Carlos Velas anunciou que Chiellini agora faz parte do projeto de desenvolvimento de jovens jogadores.

Giorgio Chiellini ingressou no LAFC em 13 de junho de 2022, após uma carreira ilustre no Juventus FC, da Serie A, onde passou quase 18 anos liderando o clube em uma série de nove títulos consecutivos da Serie A de 2011-2020. Três vezes Defensor do Ano da Série A, Chiellini foi nomeado para a Seleção do Ano da Liga Italiana cinco vezes consecutivas de 2012 a 2018, além de vencer cinco Copas da Itália e cinco Supercopas da Itália.

— Ficamos gratos por Giorgio jogar os últimos 18 meses de sua carreira de jogador no LAFC. Durante esse tempo, ele provou que é um trunfo para o LAFC de várias maneiras, e estamos entusiasmados em adicionar uma mente futebolística verdadeiramente brilhante, um líder incrível e uma pessoa ainda melhor à nossa equipe para a próxima temporada. – disse o co-presidente e GM do LAFC, John Thorrington.

Chiellini encerrou a carreira como jogador após 22 anos em dezembro, depois de ajudar a levar o LAFC à final da MLS Cup. Assumindo a categoria de base, Chiellini deixa de ser o veterano que chegou da Europa, e abre espaço para outra estrela que tem seu nome nas lembranças do torcedor inglês.

Chiellini esteve em uma das finais mais eletrizantes da MLS

Giorgio Chiellini tem alguns momentos importantes de sua carreira a serem recordados. Dentre eles está a final da MLS de 2022 contra o Philadelphia Union, uma partida que ficará marcada na mente do torcedor do LAFC por causa da grande remontada que aconteceu na partida.

LA começou vencendo, mas logo sofreu o empate e a cada gol que fazia o Union respondia do outro lado com um empate. Até que com o jogo empatado em 2 x 2, o zagueiro de Philly Jack Elliot fez seu segundo gol no jogo, aos 123 minutos de partida. Com o gol no apagar das luzes, o título parecia certo para o Union. Entretanto, não esperavam que Gareth Bale fosse anotar o gol mais tardio na história da MLS para forçar as penalidades.

Assim aos 127 minutos, faltando dois para o fim dos acréscimos da prorrogação, Gareth Bale encontrou uma cabeçada para o fundo do gol e deixou o jogo em 3 x 3. Nas penalidades, LA e Philly perderam a primeira penalidade, mas quando Bounanga, do FC, botou o primeiro para dentro, Philadelphia não anotou nenhum pênalti. Com duas defesas consecutivas, John McCarthy foi um dos grandes responsáveis pelo título.

Chiellini não teve um papel ativo no jogo, mas estava no banco de reservas a todo momento e sua experiência em momentos decisivos pode ter influenciado outros jogadores do LAFC.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.