O possível retorno de Lionel Messi ao Barcelona voltou a ser notícia no mundo esportivo. E, desta vez, a possibilidade é maior do que nunca, é o que apontam rumores na imprensa espanhola.
Segundo publicação do jornal espanhol AS, o Barcelona espera conseguir um empréstimo do argentino já em janeiro de 2024, para o que chamou de “despedida adequada” do craque que passou 17 anos no clube espanhol.
O desejo do clube catalão parece ter aumentado depois que o presidente do Inter Miami, Jorge Mas, revelou que faria “tudo o que for possível para lhe dar a oportunidade de se despedir dos seus torcedores em Barcelona”, quando comentou sobre a possibilidade de um amistoso entre as duas equipes, no Camp Nou.
LEIA MAIS
+ MLS: Vai pro jogo? Mesmo lesionado, Messi é convocado para a seleção Argentina
++ Merecido? Com apenas 4 jogos, Messi é indicado ao prêmio de melhor jogador da MLS
Conteúdo
Messi pode voltar ao Barcelona em 2024?
A verdade é que não há nada concreto sobre a possibilidade de Messi voltar a atuar com a camisa do Barcelona em 2024. O desejo do clube catalão se baseia exclusivamente no fato de que o Inter Miami pode ser eliminado na MLS já no próximo sábado.
Com isso, o último jogo oficial de Messi pela franquia de Miami seria no próximo dia 21 de Outubro, quando encerra a temporada regular da MLS. E até o retorno da competição, entre o fim de fevereiro e inicio de março de 2024, o Inter Miami pode ficar quatro meses sem jogar uma partida oficial.
E é ai que o desejo de Joan Laporta, presidente do Barcelona, ganha forças e o dirigente espera garantir muito mais do que um simples amistoso para se despedir do craque de 36 anos, que tem contrato com o Inter Miami até 2025.
Não é e nem será a primeira vez que alguma grande estrela do futebol mundial, atuando nos Estados Unidos, será emprestada para algum clube na Europa quando fica sem calendário oficial por tanto tempo. O próprio David Beckham, um dos donos do Inter Miami, já fez isso quando atuava pelo LA Galaxy. Em 2007, o craque inglês foi emprestado pelo time dos Los Angeles ao Milan.
O único detalhe disso tudo é que os clubes e o jogador sequer chegaram a discutir essa possibilidade, segundo periódico espanhol SPORT, e por enquanto tudo isso não passou de um desejo de Joan Laporta, presidente do Barcelona.
Situação do Inter Miami da MLS pode ser fator decisivo?
A verdade é que, no cenário atual, a eliminação do Inter Miami na MLS é muito mais provável do que sua classificação para os playoffs. E isso pode acontecer já no próximo sábado, caso perca seu jogo e veja um dos seus concorrentes diretos vencer.
O Inter Miami enfrenta Cincinnati, líder disparado do campeonato. Isso, por si só, já é um problema, e ainda há possibilidade de Messi permanecer fora dos 11 iniciais, depois de uma lesão muscular que já dura 4 jogos, o que dificulta ainda mais a vida do time.
Sem Messi, se quiser se classificar, além de vencer os seus jogos, o Inter Miami vai ter que ligar o secador e torcer o tropeço dos seus principais concorrentes por uma vaga na repescagem dos playoffs.
E a conta é muito simples: com 33 pontos e apenas três jogos para disputar, o Inter Miami chega a, no máximo 42 pontos na tabela. Seu concorrentes Montréal (38 pontos), New York City (38 pontos) , DC United (37 pontos) e New York Red Bulls (37 pontos) estão em uma posição muito mais favorável para garantir a vaga.
Just two spots remaining in the Eastern Conference with two Matchdays to play.
Seven teams still fighting for their postseason chances. 💪 pic.twitter.com/iC2d4UvjSO
— Major League Soccer (@MLS) October 5, 2023
Messi quer voltar ao Barcelona?
Não é segredo para ninguém que o desejo de Leo Messi é voltar ao Barcelona. Desde a sua saída, em agosto de 2021, quando assinou com o PSG, sempre deixou claro esse desejo.
Durante a sua coletiva de apresentação no Inter Miami, em agosto deste ano, Messi chegou a comentar que não gostaria de ter saído do clube espanhol, além de ter admitido que manteve discussões para um possível retorno ao Barça na última janela, mas as restrições financeiras do clube não permitiram o seu retorno.
— Eu ir para o PSG não foi planejado, nem desejado. Eu não queria deixar o FC Barcelona — disse Messi durante apresentação no Inter Miami.
Agora, com a possibilidade de conseguir o craque argentino por empréstimo, a situação financeira pode deixar de ser um problema para o Barcelona. A grande impasse, agora, é convencer o presidente do Inter Miami a abrir mão da sua principal estrela.