Desde a chegada de Lionel Messi ao Inter Miami, a equipe de David Beckham, ainda não sabe o que é perder e, sem dúvida, se tornou o centro das atenções na Major League Soccer.
No entanto, apesar da boa fase e do entusiasmo gerado pela chegada do craque argentino, e dos reforços Busquets e Alba, a situação da franquia da Flórida é complicadíssima na MLS, precisando de um verdadeiro milagre para alcançar a próxima fase da competição.
LEIA TAMBÉM
+ Companheiro de Messi no Inter Miami revela negociações com clube brasileiro
++ ‘Messi Mania’ impulsiona preços dos ingressos na MLS
Conteúdo
Como funciona a MLS?
A MLS é composta por 29 equipes, dos Estados Unidos e do Canadá, competindo pelo Supporters’ Shield e pela MLS Cup. Os jogos vão de fevereiro a dezembro, divididos entre temporada regular e playoffs.
Assim como em outros esportes nos Estados Unidos, os times são divididos em duas conferências: Leste e Oeste. A divisão leva em consideração a localização geográfica dos times.
Cada clube enfrenta times da sua própria conferência duas vezes – a tradicional ida e volta: uma em casa e outra fora – , além de outros 10 jogos contra equipes da outra conferência, – também no formato ida e volta – totalizando 34 partidas durante a temporada regular. Os times de melhor campanha de cada conferência leva o troféu Supporters’ Shield.
Finalizados os jogos da temporada regular, as sete equipes melhores colocadas de cada conferência se classificam direto para os playoffs da MLS. O 8º e o 9º colocado das conferências decidem quem avança para a pós-temporada, em jogo um único de mata-mata.
Definidos os oito classificados de cada conferência, o time que quiser chegar a MLS Cup (final da MLS), terá que passar por algumas fases classificatórias: a primeira rodada, as semifinais e as finais da conferência.
Para cada etapa, os times se enfrentam em uma melhor de três jogos. O time que vencer duas partidas se classifica para a próxima fase. O vencedor de cada conferência se enfrenta em jogo único para definir qual será o grande campeão da temporada.
Do que o Inter Miami precisa para se classificar para os playoffs da MLS?
Das 34 rodadas da MLS, o Inter Miami disputou 25. No entanto, Messi e seus companheiros tem uma leve “vantagem” em relação aos seus adversários. Dos times que lutam por uma das vagas nos playoffs da MLS, O Inter Miami foi o que menos atuou.
O New York City, por exemplo, que tem cinco pontos a mais que o Miami, e já fez 28 partidas. Então, mesmo na décima quarta colocação da Conferência Leste, com apenas 25 pontos conquistados, a equipe ainda pode ser sonhar com a classificação.
O grande problema é que o “estrago” já foi feito. Até a chegada de Messi, Busquets e Alba, o Inter Miami teve apenas cinco derrotas, três empates e, incríveis, 14 derrotas. Com Messi em campo, duas vitórias e um empate. Então, vamos às contas.
Com nove partidas restantes, o Inter Miami ainda tem 27 pontos em disputa. Atualmente, o DC United, liderado pelo atacante belga Benteke, ocupa a nona posição, com 33 pontos, oito a mais que o time de Messi, que tem 25.
Então, para Messi e cia, a matemática é simples: vencer e ligar o secador. Considerando as temporadas anteriores, a pontuação mínima de um time classificado foi de 48 pontos, tanto em 2022 quanto em 2021.
O próprio Inter Miami classificou com 48 pontos na temporada passada. Considerando que depois da vitória por 3 a 1 contra o LA FC o inter Miami chegou aos 25 pontos, ele precisa de mais 23 para alcançar os 48.
Restando apenas nove jogos para o fim da temporada regular, significa dizer que o time vai precisar vencer, pelo menos, 8 destes 9 jogos para chegar aos 49. Outro cenário seria o time de Messi e cia vencer 7 jogos e empatar outros dois, para chegar aos 48 pontos.
What’s up west coast ?
We’re headed to LA to take on LAFC this Sunday at 10PM ET. Check out our Match Preview to find out where to watch and what to expect: https://t.co/qn1LxQFS6U pic.twitter.com/xQlhfI4vyG
— Inter Miami CF (@InterMiamiCF) September 1, 2023
A reviravolta com Messi
A boa notícia para os torcedores é que, com base no desempenho do Inter Miami desde a chegada de Lionel Messi, é possível sonhar com uma recuperação histórica.
Desde a estreia do argentino, na Leagues Cup, o Inter Miami disputou seis jogos, conquistando cinco vitórias e um empate (com vitória nas penalidades). Durante esse período, marcou 21 gols e sofreu apenas sete. Na MLS, duas vitórias e um empate.
Apesar da missão ser desafiadora, a presença do argentino e sua influência positiva na equipe têm alimentado a esperança dos torcedores. Com um elenco recheado de talentos, o Inter Miami tentará superar as adversidades e escrever um capítulo memorável na história da MLS.