Lionel Messi, Sergio Busquets e Tata Martino são alguns dos nomes confirmados no Inter Miami, na Major League Soccer (MLS), para as próximas temporadas. O argentino terá ao seu lado na liga americana alguns ex-companheiros da época de Barcelona. E a lista de ex-jogadores do time da Catalunha ainda pode aumentar nos próximos dias. A expectativa é que o Inter Miami anuncie a chegada do lateral esquerdo Jordi Alba, além ter interesse na contratação do atacante gremista Luis Suárez.
Com tantos jogadores conhecidos na vida do argentino, a pergunta da vez é como deve jogar o novo time de Messi pensando na chegada de todos esses nomes. O time, que conta com dois brasileiros no elenco – o volante Gregore, capitão do time, e o meio campista Jean Mota, ambos lesionados -, tem como destaque o atacante venezuelano Josef Martínez, além do experiente lateral direito DeAndre Yedlin, de 30 anos.
The work starts now 😤💪 pic.twitter.com/oekDgfqBPy
— Inter Miami CF (@InterMiamiCF) July 18, 2023
Pensando nisso, o Quinto Quarto analisou o elenco do Inter Miami e projetou qual seria o time ideal para a sequência da atual temporada – e das próximas – do time americano.
Como vai jogar o Inter Miami e Messi na MLS?
A vida do novo time de Messi não tem sido fácil nesta temporada na MLS. O Inter Miami é o pior time da entre as duas conferências, com apenas 18 pontos em 23 partidas, amargando a lanterna da Conferência Leste.
Ao longo da temporada, o Inter Miami testou várias formações, mas nenhuma surtiu o efeito desejado. Com a chegada de Tata Martino, no último dia 28 de junho, o time jogou quatro partidas. De lá até cá, foram 3 empates e uma derrota – a última neste sábado (15), por 3 a 0, contra o St. Louis City -, e o treinador variou entre 4-2-3-1, 3-4-3 e 4-1-4-1.
Com as chegadas dos ex-companheiros de Messi da época do Barcelona, e pensando em como jogava o Barcelona de Tata Martino, o esperado é que o treinador adote o tradicional 4-3-3 que usava na época em que treinava o time da Catalunha.
Caption this ⬇️ pic.twitter.com/5JC7GQXStW
— Inter Miami CF (@InterMiamiCF) July 18, 2023
Jordi Alba deve ganhar a posição na lateral esquerda, enquanto Busquets assume o comando defensivo do meio campo, ao lado de Gregore, ex-Bahia, capitão do time. Messi, por sua vez, assume o comando ofensivo do time, jogando mais aberto pela direita, enquanto flutua por todos os lados do campo. Como parceiro de ataque, Messi terá o venezuelado Martínez, artilheiro da equipe com seis gols na temporada.
Como fica o Inter Miami com a possível chegada da Suárez
A possível chegada de Luis Suárez, no entanto, pode fazer Tata alterar a forma como gosta de jogar. Caso o uruguaio, de fato, opte por deixar o Grêmio para assinar com o time americano, o treinador terá a possibilidade de reunir novamente uma das duplas mais letais do futebol.
Com isso, Suárez pode assumir a posição de Martinez ou, até mesmo, jogar ao lado do venezuelano no ataque, com Messi mais centralizado, fazendo uma função de criação no time. Caso essa seja a escolha do treinador, o mais provável é que Robert Taylor deve perder a vaga.
Ainda não há confirmação de que Suarez, de fato, deixe o Grêmio rumo aos Estados Unidos. O uruguaio tem contrato até o fim de 2024 com o time gaúcho, com multa rescisória de cerca de 70 milhões de euros. Desde sua chegada ao Grêmio, Suarez fez 16 gols em 31 jogos.