As competições de 2022 não acabaram, mas a temporada de 2023 conta com algumas novidades. Trabalhando em conjunto, a MLS e a Liga MX criaram uma nova competição que irá reunir os clubes dos dois torneios e de três países diferentes. Assim, entenda como irá funcionar a Leagues Cup, que estreia no próximo ano.
🔜 @MLS ➕ @LigaBBVAMX
✔️ 47 equipos
✔️ 77 partidos
✔️ 4 Semanas
✔️3 países 🇺🇸🇲🇽🇨🇦
✔️ 2 ligas
✔️ 1 Campeon
Así se jugará Leagues Cup. 📝 pic.twitter.com/sR7OlJfXsj
— Leagues Cup (@LeaguesCup) October 6, 2022
Conheça a Leagues Cup
As ligas da MLS e Liga MX sempre trabalharam em conjunto visando o crescimento do futebol na América do Norte. Assim, foi criado a Leagues Cup, que reunirá 47 times e um total de 77 jogos disputados no período de um mês, entre Julho e Agosto de 2023.
A Leagues Cup é uma reformulação da Copa das Ligas, que reuniu quatro equipes da MLS e Liga MX e foi realizado em 2019, vencida pelo Cruz Azul. Em 2020, o torneio foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19, retornando em 2021 e contou com o Leon levantando a taça. Agora, a competição retorna em 2023 e com um novo formato.
Dessa forma, a Leagues Cup irá começar no dia 21 julho e a final está marcada para o dia 19 de agosto. Aliás, os Estados Unidos e o Canadá serão as sedes. A saber, todas as equipes da MLS e Liga MX irão participar, com um total de 47 times e serão divididos em grupos.
No entanto, o campeão da MLS 2022 e a franquia com mais pontos somados entre Clausura e Apertura da Liga MX, estarão classificados diretamente para a fase eliminatória. Sendo assim, os 45 times restantes serão divididos em 15 grupos com três equipes em cada e separados pelas regiões Leste, Oeste, Sul e Central.
Para mesclar as equipes da MLS e da Liga MX, a divisão de grupos será por classificação e sorteio. Dessa forma, os classificados entre 2º e 16º lugar da temporada regular da MLS serão distribuídos um por grupo. Do mesmo modo que o 2º até o 16º colocado da Liga MX também serão distribuídos, mas na posição oposta. Para exemplificar: o 2º colocado da MLS estará no Grupo 1, junto com o 16º da Liga MX e assim por diante. As 13 vagas restantes serão preenchidas por sorteio.
Portanto, cada equipe fará no mínimo dois jogos contra adversário do próprio grupo, com os dois primeiros classificando para a próxima fase. Além disso, não haverá empates na fase de grupos. Caso um jogo termine empatado no tempo regulamentar, cada equipe ganha um ponto e a disputa irá para os pênaltis, com o vencedor recebendo um ponto extra.
As eliminatórias da Leagues Cup serão simples até a final, com jogo único e o vencedor avançando de fase, até a disputa da grande final e do terceiro lugar.
Premiação da Leagues Cup
A Leagues Cup contará com algumas premiações, principalmente para a Liga dos Campeões da CONCACAF, o principal torneio da América do Norte e Central.
Dessa forma, o terceiro colocado juntamente com o vice, garantem uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da CONCACAF. Enquanto isso, o vencedor também está classificado para a competição continental, mas estreando diretamente nas oitavas de final.
Por fim, as rodadas da MLS e Liga MX em 2023 serão paralisadas durante os dias 21 de julho e 19 de agosto para a disputa da Leagues Cup. Além disso, todas as partidas serão disputadas nos Estados Unidos e Canadá, nos estádios das equipes da MLS. As transmissões de todas as partidas serão feitas pela Apple TV, que fechou uma parceria com a competição.
Foto destaque: Reprodução/MLS