Anfitriã da Copa Ouro Concacaf 2023 e da próxima Copa do Mundo Fifa, a seleção dos Estados Unidos perdeu a semifinal para o Panamá em jogo que aconteceu na noite de quarta-feira (12), em São Diego.
O tempo regular da partida terminou com um empate sem gols. Na prorrogação, quem abriu o placar foi o Panamá com um gol de Ivan Anderson. Na sequência, Jesus Ferreira empatou para os donos da casa.
Com tudo igual no placar, as seleções foram para a decisão nos pênaltis. Ferreira, que já havia marcado o gol do empate, perdeu a primeira cobrança. Para um alívio momentâneo dos estadunidenses, Christian Martínez também errou já na terceira cobrança do Panamá.
A disputa foi para a as cobranças alternadas após um novo empate, em 4 a 4, nas cinco penalidades convencionais. Cristian Roldan perdeu o primeiro chute dos EUA, e Adalberto Carrasquilla garantiu a classificação dos panamenses.
Copa Ouro: México x Jamaica
A outra semifinal foi disputada na sequência, entre mexicanos e jamaicanos. O país latino impôs sua já conhecida tradição no futebol e levou a melhor, vencendo o jogo por 3 a 0 com gols de Henry Martín e Luiz Chávez no primeiro tempo, e um de Roberto Alvarado nos acréscimos da segunda metade para cravar a vitória.
A final da Copa Ouro entre Panamá e México será neste domingo, 16 de julho, no SoFi Stadium, em Inglewood, California, a partir das 20h30 (horário de Brasília). Não haverá disputa de terceiro lugar.
O Panamá está indo para sua terceira decisão da Copa Ouro —a primeira em 10 anos—, querendo conquistar o primeiro título. O México já tem oito triunfos, sendo a seleção com o maior número de títulos da competição da Concacaf.