A Conmebol escolheu os Estados Unidos novamente como país sede e a federação informou que o país servirá para as edições, tanto feminina quanto masculina.
Por certo, era uma das possibilidades, mas fato é que a Seleção Americana e Seleção Canadense conversavam sobre participar do torneio como preparação para a Copa do Mundo 2026, independente da localidade. Outra novidade anunciada foi a Seleção Brasileira feminina na próxima edição de Copa Ouro. Confira detalhes.
Seleção Brasileira feminina na Copa Ouro 2024
Esta é uma parceria para apoiar o crescimento contínuo do futebol masculino e feminino na Concacaf e na Conmebol e será verdadeiramente um benefício mútuo para ambas as confederações.
Trabalhando lado a lado com a Conmebol, ofereceremos competições de elite que oferecem mais oportunidades para nossas federações e que sabemos que os torcedores apaixonados querem ver.
A saber, esta será a primeira vez que os Estados Unidos sediará a Copa Ouro Feminina. A edição de 2024 contará com oito equipes da federação, mais quatro participantes sul-americanos: Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai.
A Concacaf selecionou os sul-americanos com base nos desempenhos da Copa América feminina 2022. Em resumo, pegou só a elite, pois as brasileiras foram campeãs, as colombianas vice-campeãs, além das argentinas em terceiro e paraguaias alcançando um quarto lugar.
De certa forma, Alejandro Domínguez (presidente da Conmebol) e Víctor Montagliani (presidente da Concacaf) entendem que para fortalecer o futebol no continente da América, esta união será importante para todos. Portanto, esta é mais uma forma de estreitar os laços de ambas as federações em prol de mais oportunidades e melhor competitividade.
Copa América 2024 nos Estados Unidos
Estamos determinados a renovar e expandir nossas iniciativas e projetos conjuntos.
Queremos que essa paixão se traduza em mais e melhores competições e que o futebol e seus valores cresçam e se fortaleçam em todo o hemisfério.
A título de informação, a Copa América 2024 contará com as 10 seleções da Conmebol, mais seis da Concacaf. A forma de classificação dos participantes da Concacaf será medida pelos resultados da Liga das Nações 2023/24.
Os Estados Unidos já havia recebido a competição em 2016 para a edição especial chamada Copa América Centenário 2016.
Em nova oportunidade, o país terá a possibilidade de se testar para o objetivo final que é a Copa do Mundo 2026. Enfim, o presidente da Conmebol se mostrou bastante solicito quanto as evoluções do futebol continental, inclusive que esta é uma forma de apoiar as seleções em preparação para o próximo Mundial.
+ confira também: Seleção Americana inicia ciclo para 2026 sem seu técnico principal
Foto destaque: Divulgação/A24