Prestes a iniciar um novo ciclo na carreira, o astro argentino Lionel Messi enfrentará uma nova realidade em sua trajetória no futebol. Após deixar o PSG, o camisa 10 optou por aceitar a proposta do Inter Miami para atuar na MLS, a liga americana de futebol.
Embora não tenha data definida para entrar em campo pela primeira vez em solo americano, a primeira experiência de Messi com o futebol norte-americana deve ser bem diferente. Estima-se que a primeira competição do camisa 10 deve ser a Leagues Cup, que reúne clubes da MLS e da Liga MX e que voltará a ser realizada após uma interrupção no formato por conta da pandemia da Covid-19.
Mesmo que promova o encontro entre clubes americanos e mexicanos, o formato da Leagues Cup levanta a curiosidade por conta de seu regulamento. Não pela fase de grupos ou eliminatória, mas por propor uma mudança em um dos pilares do futebol da forma que todos nós conhecemos: o fim do empate. O Quinto Quarto explica como funciona o formato e o regulamento.
Regulamento que Messi encontrará na Leagues Cup

Promovida pelos oficiais da MLS como um competição de clubes no estilo da Copa do Mundo, a competição reunirá 45 times em 15 grupos diferentes, além dos campeões da MLS Cup, LAFC, e da Liga MX de 2022, Pachuca, que só entram na competição a partir dos playoffs.
Ao contrário das edições anteriores realizadas em 2019 e 2021, a competição não terá mais caráter amistoso e passa a ser profissionalizada com aval da Concacaf. Durante um mês, as ligas nacionais terão uma pausa para a realização dos 77 jogos da Leagues Cup nos Estados Unidos e no Canadá, para definir o campeão, que ganhará uma vaga nas oitavas de final da Champions da Concacaf, enquanto o vice-campeão e o terceiro colocado se classificam para a fase de grupos.
Messi de frente com novidade bastante curiosa
A competição, no entanto, traz uma proposta bastante curiosa que muda uma das regras básicas do futebol. De acordo com o regulamento, nenhum jogo irá permitir um empate como resultado final da partida.
Caso uma partida termine empatada no tempo regulamentar, o desempate do placar será definido em cobranças de pênaltis. As duas equipes ganharão um ponto cada pelo empate no tempo regulamentar, mas o vencedor das penalidades máximas ganhará um ponto adicional. Ou seja: dois pontos para o vencedor, um ponto para o derrotado.
Quando começa?
A competição começará a ser disputada a partir de 21 de julho com a fase de grupos em jogos a serem realizados nos Estados Unidos e no Canadá. A final da competição está prevista para ocorrer no dia 19 de agosto. No Brasil, a competição deve ter transmissão exclusiva do serviço de streaming Apple TV.