Pato no São Paulo: número de gols do atacante na MLS é decepcionante

Igor Ribeiro | 26/04/2023 - 17:00

O São Paulo anunciou na tarde desta sexta-feira (26) a contratação de Alexandre Pato. O atacante, que fazia tratamento físico no Tricolor, pode ser um alento para o torcedor na busca por títulos. Apesar da empolgação inicial, o jogador de 33 anos tem números preocupantes na MLS.

Então sem clube, Pato teve passagem sem deixar saudade pelo Orlando City, no futebol dos Estados Unidos. O atacante entrou em campo em 32 partidas, em um período de quase dois anos. A média de gols também deixou a desejar: quatro gols e cinco assistências. 

Alexandre Pato e as lesões 

Visto como um jogador de qualidade técnica aprimorada, Alexandre Pato lidou com problemas físicos em sua carreira e, na MLS, não foi diferente. O atacante, em sua primeira temporada nos Estados Unidos, machucou gravemente o joelho. Ele desfalcou o Orlando City na campanha pelo sexto lugar na Conferência Leste. Ao todo, foram apenas cinco partidas disputadas e nenhum gol.  

Já adaptado e trabalhando em seu fortalecimento muscular, o ex-São Paulo já conseguiu atuar em mais jogos e entrou 27 vezes no campo, tendo uma oscilação de bons e maus momentos e alternando entre a titularidade e a reserva. Sua função na equipe também mudou, tendo sido recuado a meia-armador, com quatro gols e cinco assistências.  

Fora de ação! 

Alexandre Pato pode ter um período de readaptação, caso realmente aceite reforçar o São Paulo. O atacante não atua desde agosto de 2022, na derrota do Orlando City diante do NY Red Bulls, por 1 a 0. Ele, no entanto, descarta parar de jogar e mantém forma física na espera de uma oportunidade. 

Ainda não está definido um possível negócio que envolva Pato no São Paulo. A necessidade da equipe paulista, que lida com constantes lesões de jogadores, pode acelerar o processo por seu retorno aos gramados.  

LEIA MAIS:

+ Iniesta na MLS: craque espanhol recusa aposentadoria e pode parar nos EUA

Altos e baixos na carreira 

O brasileiro, que completa 34 anos em setembro, começou no Internacional tendo sido campeão mundial com apenas 17 anos e e explodiu para o mundo do futebol ao assinar com o Milan. Na ocasião, ele era apontado como uma das maiores promessas do futebol mundial.  

Os problemas físicos o impossibilitaram de chegar no teto estipulado e ele voltou ao Brasil para atuar no Corinthians. Recuperado das lesões, Pato não deu certo e foi trocado por Jadson justamente para o São Paulo, que o fez ter grandes momentos e o levou de volta para a Europa, desta vez para atuar no Chelsea. Sem dar certo no time londrino, ele passou por Villarreal, Tianjin Tianhai e Orlando City. Hoje, está sem clube.  

No São Paulo, apesar de não ter conquistado o título, Pato teve duas passagens – em 2014 a 2015 e 2019 a 2020. Pela soma total, são 101 jogos, com 47 gols e 14 assistências.  

Escrito por Igor Ribeiro
Igor Ribeiro é especialista em lutas e MMA e começou a carreira na área como redator e repórter do site Super Lutas, até se tornar coordenador. Foi reporter do Quinto Quarto até julho de 2023.