MLB

World Baseball Classic bate recorde de público, audiência e vendas

World Baseball Classic base

(Crédito: Instagram/reprodução)

Apesar dos rumores de um possível fim após 2017, o World Baseball Classic foi um sucesso total. A quarta edição do mundial bateu recorde de público, de audiência televisiva, consumo digitais e vendas de mercadorias.

Público

Pela primeira vez na história, o World Baseball Classic superou o público de um milhão de pessoas no estádio ao ter 1.086.720 pessoas de público. Esse número supera em 23% o evento de 2013, que teve público de 885.212 pessoas. Além disso, o evento teve as duas sedes com mais público na história com Tóquio atraindo 209.072 pessoas na segunda fase e Tóquio atraindo 206.534 pessoas na primeira fase.

Com a multidão de 51.565 no Dodger Stadium, a final, que terminou com os Estados Unidos vencendo Porto Rico e se sagrando campeão, teve o maior público desta edição e a segunda maior da história do evento.

TV nos Estados Unidos

A grande final, na última quarta-feira, atraiu a maior audiência nos Estados Unidos para uma partida de World Baseball Classic com 3,1 milhões de telespectadores na ‘MLB Network’, ‘ESPN Deportes’ e ‘ESPN’. O mundial também teve aumento de audiência de 32% em relação à edição de 2013.

A transmissão do jogo final entre americanos e porto-riquenhos teve audiência de 2,3 milhões de telespectadores na ‘MLB Network’, marcando a segunda transmissão mais assistida da rede, ficando atrás apenas de Chicago Cubs e San Francisco Giants na National League Divisional Series de 2016.

Durante o torneio a ‘MLB Network’ também teve a sua semana mais assistida (6 a 12 de março) e se espera que esse seja o primeiro trimestre com maior audiência da história do canal. Confira os jogos mais vistos, sem contar os playoffs, da história da ‘MLB Network’:

– Estados Unidos x Porto Rico (2,3 milhões de pessoas – dia 22/03/17)

– Estados Unidos x Japão (1,4 milhões – dia 21/03/17)

– Estados Unidos x República Dominicana (977 mil – dia 11/03/17)

TV fora dos Estados Unidos

Na noite da grande final, 70% das televisões estavam ligadas no World Baseball Classic. Além disso, 67% das pessoas na ilha estavam vendo o jogo entre os mexicanos e os porto-riquenhos no dia 11 de março.

Os jogos do Japão da primeira fase apresentaram maior audiência do que qualquer outro programa na TV naquela semana e, na semifinal contra os Estados Unidos, a audiência chegou ao pico de 25,4 (porcentagem de casas assistindo ao jogo). Já os jogos da República Dominicana apresentaram aumento de 10% de audiência no país em relação ao torneio de 2013, quando os dominicanos venceram o World Baseball Classic de forma invicta.

Consumo digital

Em termos de digital, a ‘MLB.TV’ nos Estados Unidos bateu um recorde de 70 milhões de minutos consumidos de jogos do mundial ao vivo. Além disso, a visualização de vídeos aumentou em 59%, com três milhões a mais de acessos ao site MLB.com.

Vendas

As vendas no ‘MLBShop.com’ apresentaram aumento de 50% em relação à 2013. Já as vendas nas sedes foram as maiores da história com aumento de 15%. A primeira fase em Tóquio apresentou os maiores números de venda da história em concessões locais com aumento de 15% em relação ao evento anterior.

Além disso, as vendas na primeira fase em Miami e segunda fase em San Diego apresentaram o maior número de concessões da primeira e segunda fase da história e foram 20% maiores à marca anterior.

Comments
To Top