Um dos maiores representantes da história do MMA no Brasil, o brasileiro Wanderlei Silva receberá uma das maiores homenagens por sua carreira nas artes marciais mistas. Durante o UFC 298, no último sábado, o “Cachorro Louco” foi anunciado como novo membro do Hall da Fama do UFC na ala de pioneiros do esporte.
Wanderlei, também conhecido como “The Axe Murderer”, será introduzido durante a cerimônia do Hall da Fama, que será realizada na International Fight Week em julho. O brasileiro foi o segundo nome a ser anunciado para a classe de 2024, depois do ex-campeão dos leves Frankie Edgar, que se juntará à ala moderna.
CONGRATS TO THE AXE MURDERER! 🫡
Wanderlei Silva is heading into the UFC Hall of Fame! 🙌#UFC298 | Live on TNT Sports & discovery+ pic.twitter.com/taCaiizXAf
— UFC on TNT Sports (@ufcontnt) February 18, 2024
Lenda do esporte, Wanderlei Silva fez história no PRIDE
Um dos percursores do esporte no Brasil nos tempos de Vale Tudo, Wanderlei Silva foi um dos principais lutadores da legião formada pela lendária academia Chute Boxe, de Curitiba, que representaram o Brasil no extinto PRIDE, maior evento da época. O “Cachorro Louco” fez história no evento ao conquistar o cinturão peso médio, o Grand Prix peso médio e ostentar o recorde de maior número de nocautes na história da organização.
Quando o PRIDE foi adquirido pelo UFC e teve seu plantel absorvido pela organização americana, Wanderlei retornou ao Ultimate em 2007 e construiu uma passagem sólida na organização. Foram cinco vitórias em 12 lutas, com cinco prêmios de “Luta da Noite” e três prêmios de “Nocaute da Noite”. Ele encerrou sua carreira em 2018, atuando pelo Bellator, que era o segundo maior evento de MMA do mundo à época.
Ao todo, Wanderlei Silva somou um retrospecto de 35 vitórias, 14 derrotas, um empate e uma luta sem resultado na sua carreira.