Ex-campeão do UFC avalia desafio de Francis Ngannou contra Tyson Fury

Igor Ribeiro | 17/07/2023 - 13:30

O mundo do esporte está agitado com uma das maiores mudanças na carreira de um lutador. Francis Ngannou, ex-campeão do UFC, surpreendeu a todos ao assinar contrato com a PFL e enfrentar um dos melhores pugilistas da atualidade, Tyson Fury, em uma luta de boxe com dez rounds marcada para o dia 28 de outubro. 

A decisão de Ngannou dividiu opiniões, e um dos que se manifestou sobre o assunto foi Khabib Nurmagomedov, lendário lutador do UFC, que concedeu uma entrevista à Sky Sports. O russo expressou suas dúvidas em relação às chances de sucesso de Ngannou contra Fury no mundo do boxe. 

VEJA TAMBÉM

+Francis Ngannou: o que se sabe sobre estreia do ex-campeão do UFC no boxe

++ Francis Ngannou já conhece rival para estreia lendária no boxe

Para Khabib, Tyson Fury é um adversário em “outro patamar” no boxe e sua experiência e habilidade são impressionantes. Ele ponderou que, se a luta fosse no MMA, Francis Ngannou teria mais possibilidades de vitória, assim como ocorreu com Ciryl Gane. No entanto, no mundo do boxe, Fury tem se mostrado invencível, e ninguém tem conseguido vencer de frente para ele. 

— O Tyson Fury está em outro patamar no boxe… Se fosse o MMA, obviamente o Francis Ngannou teria tido suas chances, poderia ter lutado como o Ciryl Gane. No UFC, Fury não teria chance, mas no boxe ninguém consegue bater na cara dele —

Khabib diz entender Ngannou, mas se surpreende com decisão

Nurmagomedov, no entanto, entende que a decisão de Ngannou, que cresceu em origem humilde e em situação de pobreza na África, pode estar ligada ao potencial financeiro envolvido. Khabib reconhece que se alguém oferece cifras astronômicas por seus serviços, é compreensível que se busque esse dinheiro.  

— Oleksandr Usyk teria sido o adversário mais difícil para Tyson Fury, Francis Ngannou deveria ter permanecido no UFC. Eu sei que ele é da África, ele cresceu muito pobre, passou por um período sem dinheiro, sem lugar para dormir, então se alguém te paga mais pelos seus serviços, você tem que ir buscar o dinheiro. Se esse é o objetivo, sim, se você quer se tornar o maior peso pesado da história, você fica no UFC — 

Apontado como um dos lutadores mais temidos da atualidade por seu poder de nocaute, Francis Ngannou derrotou adversários expressivos no UFC, como Alistair Overeem, Júnior Cigano, Stipe Miocic e Ciryl Gane. Forte e potente, o franco-camaronês soma um retrospecto de 17 triunfos e três reveses em sua trajetória no MMA profissional. Ele ainda não fez sua estreia no boxe.  

Escrito por Igor Ribeiro
Igor Ribeiro é especialista em lutas e MMA e começou a carreira na área como redator e repórter do site Super Lutas, até se tornar coordenador. Foi reporter do Quinto Quarto até julho de 2023.