UFC: veterano é ‘curto e grosso’ e pede luta contra Kamaru Usman

Igor Ribeiro | 22/03/2023 - 14:30

Ex-campeão dos meio-médios (até 77 kg), Kamaru Usman perdeu chance de reconquistar o cinturão e parou em Leon Edwards na trilogia pelo UFC 286 do último sábado (18/03). O nigeriano, apesar de impor seu ritmo de jogo e ter bons momentos, acabou superado na decisão majoritária dos juízes. 

Com o revés, Usman vai precisar reconstruir sua trajetória na categoria rumo a uma nova oportunidade pelo título. E já parecem ter pretendentes para isso. Em sua conta oficial do Twitter, o ex-desafiante ao título Stephen Thompson foi questionado por fãs e declarou estar apto para encarar o nigeriano.  

— 100% –, escreveu Thompson.  

LEIA MAIS:

+ Ngannou aponta motivo para derrota de Usman contra Edwards

++ Lenda brasileira do MMA indica ‘segredo’ para vencer Jon Jones

Ex-desafiante x ex-campeão?

Aos 40 anos, Stephen Thompson ocupa a sétima colocação no ranking liderado por Leon Edwards e é tido como um dos mais habilidosos lutadores na trocação. O Wonderboy, como é conhecido, soma um cartel de 17 vitórias, seis derrotas e um empate na carreira. 

O lutador, que já venceu nomes como Jorge Masvidal, Robert Whittaker, Vicente Luque e Kevin Holland, disputou duas vezes o título do Ultimate, mas parou em Tyron Woodley em ambas as oportunidades. Ele havia, anteriormente, cogitado encarar o brasileiro Michel Pereira.

Kamaru Usman, por sua vez, é um dos maiores nomes da história da divisão e chegou a manter sequência de 19 lutas sem perder. O nigeriano vem de duas derrotas seguidas, sendo ambas contra Leon Edwards, e perdeu o reinado que durou entre 2019 e 2022. 

Aos 35 anos, o ex-detentor do cinturão ostenta um cartel de 20 vitórias e três derrotas e foi o primeiro campeão africano da história da organização. Ele também defendeu o título em quatro oportunidades. 

Escrito por Igor Ribeiro
Igor Ribeiro é especialista em lutas e MMA e começou a carreira na área como redator e repórter do site Super Lutas, até se tornar coordenador. Foi reporter do Quinto Quarto até julho de 2023.