UFC: lenda brasileira do MMA indica ‘segredo’ para vencer Jon Jones

Igor Ribeiro | 22/03/2023 - 12:00

Desde que Jon Jones estreou no UFC, em 2008, um dos grandes mistérios é sobre qual seria o melhor caminho para vencê-lo. Com 15 anos de carreira, “Bones” só foi derrotado uma vez, em 2009, por desclassificação devido a cotoveladas ilegais sobre Matt Hamill. Desde então, foram 18 triunfos e dois cinturões dos meio-pesados (até 93 kg) e pesados (até 120,2 kg) da organização.  

Apesar da fama, Jones é um lutador que pode ser batido. Ao menos é o que garante Marco Ruas, lenda do MMA brasileiro. Em entrevista ao podcast Connect Cast, o ex-lutador relembrou o estilo de jogo de Thiago Marreta, que levou perigo por seguidos chutes que prejudicaram a base do norte-americano. Para ele, o segredo de uma possível vitória está nas potências dos golpes nas pernas.  

— Eu chutaria as pernas. Se você for ver bem, ele estava sentindo os chutes do Marreta. Acho que o caminho era ali. Um especialista em chutes vai incomodar. Ele é um cara que melhorou muito, mas acho que ali é o caminho –, explicou. 

Campeão da sétima edição do UFC, Marco Ruas teve trajetória de sucesso no MMA e é uma das maiores lendas produzidas no Brasil. Em sua carreira, foram nove resultados positivos, quatro negativos e dois empates, tendo um estilo equilibrado e com origem no Muay Thai e Taekwondo.  

Tido como o melhor da história por boa parte da comunidade do MMA, Jon Jones é membro do Hall da Fama do UFC, bem como detém o cinturão dos pesos-pesados. O norte-americano de 35 anos soma 27 vitórias, uma derrota e uma luta sem resultado. Ele já venceu nomes como Ciryl Gane, Daniel Cormier, Glover Teixeira, Lyoto Machida, Maurício Shogun, Thiago Marreta e Vitor Belfort.