Alex Perez derrotou o brasileiro Matheus Nicolau por nocaute no UFC Vegas 91, na noite deste sábado (27), em luta válida pela categoria peso-mosca.
O mineiro começou a primeira luta principal de sua carreira com cautela, o que acabou dando mais espaço aos ataques do norte-americano. Matheus logo reagiu, deixando a disputa mais equilibrada.
O clima esquentou no segundo round, com ambos os atletas bem mais agressivos e uma ligeira vantagem para Perez, que teve mais iniciativa ofensiva. O norte-americano, então, aproveitou o espaço dado por Nicolau e, a pouco mais de dois minutos para o fim do assalto, conseguiu nocautear o brasileiro.
O resultado da luta deixa Perez mais perto de uma disputa pelo cinturão dos moscas, que atualmente pertence a Alexandre Pantoja. O brasileiro, inclusive, fará a defesa do título no próximo sábado (4), no UFC 301, no Rio de Janeiro.
ONE MEAN RIGHT HOOK 😱@AlexPerezMMA shakes up the rankings on short notice with a HUGE KO! #UFCVegas91 pic.twitter.com/mtaEHLpP0f
— UFC (@ufc) April 28, 2024
UFC Vegas 91: brasileiro estreia com nocaute no principal
O primeiro brasileiro a subir no octógono no card principal do UFC Vegas 91 foi o estreante Jhonata Diniz, que lutou com Austen Lane pela categoria peso-pesado.
O paranaense saiu em desvantagem no primeiro round, conseguindo acertar apenas cinco golpes no norte-americano —sendo um deles significativo, contra 35 do adversário, incluindo nove significativos e uma queda.
O segundo assalto, no entanto, foi completamente oposto. Diniz reagiu e restringiu Lane a apenas oito golpes antes de nocauteá-lo faltando pouco mais de dois minutos para o fim do round, vencendo sua primeira luta no UFC de forma incontestável.
Sequência de golpes de Jhonata Diniz no #UFCVegas91 💥 Bela estreia do brasileiro no UFC!
Ao vivo no @UFCFightPassBR ➡️ https://t.co/OD62F561g5 pic.twitter.com/B6ydR2M0aU
— UFC Brasil (@UFCBrasil) April 28, 2024
Logo em seguida foi a vez de Ariane Lipski e Karine Silva se enfrentarem pelo peso-mosca feminino. As brasileiras fizeram um começo de luta equilibrado em questão de golpes, mas a mato-grossense ficou com uma vantagem maior ao conseguir levar a paraense ao chão cinco vezes.
Ariane mostrou sua reação ao aumentar o número de golpes em cima de Karine; no fim, foram 42 significativos contra apenas 27, mas as quedas falaram mais alto, e os juízes deram a vitória à mato-grossense.
🇧🇷 @Ariane_Lipski começa o terceiro round com tudo! #UFCVegas91 | Ao vivo no @UFCFightPassBR ➡️ https://t.co/OD62F561g5 pic.twitter.com/gxXOIugT1m
— UFC Brasil (@UFCBrasil) April 28, 2024
UFC Vegas 91: Ketlen Souza ‘salva’ brasileiros no preliminar
Três lutadores representaram o Brasil no card preliminar do UFC Vegas 91 neste sábado, mas apenas Ketlen Souza saiu do octógono com um resultado positivo.
A manauara enfrentou Marnic Mann pela categoria peso-palha e, depois de três rounds, venceu o duelo por decisão unânime dos juízes. Apesar de ter acertado a norte-americana menos vezes do que foi acertada, o número de golpes significativos de Ketlen foi bem superior: 80 contra apenas 31.
Para a arbitragem, isso pesou mais até mesmo do que aas duas quedas e a tentativa que Marnic fez de finalizar a brasileira já no último assalto, mas sem sucesso.
Mão pesada de @KetlenSouzaUFC 👊#UFCVegas91 | Ao vivo no @UFCFightPassBR ➡️ https://t.co/OD62F561g5 pic.twitter.com/nvze3Wa9Tr
— UFC Brasil (@UFCBrasil) April 27, 2024
Na sequência, Caio Machado enfrentou Don’Tale Mayes pelos pesos-pesados, mas perdeu por decisão unânime dos juízes, apesar de ter deferido mais golpes significativos e em geral do que o adversário. O que contou em favor do norte-americano foi o knockdown logo no primeiro assalto.
Para encerrar o card preliminar do UFC Vegas 91, Rani Yahaya enfrentou Victor Henry e foi nocauteado no terceiro round. Além do nocaute, o norte-americano também foi melhor durante toda a luta, com muito mais do que o dobro de golpes certos do que o brasileiro.