O primeiro episódio do The Ultimate Fighter, o TUF 31, reality show do UFC que ocorreu nesta quarta-feira (31/5), não poderia ter começado de forma diferente. Ele já apresentou os dois protagonistas principais do programa, além de uma luta rápida e intensa. ATENÇÃO: O TEXTO CONTÉM SPOILERS!
Conor McGregor, aos 34 anos, é uma das maiores estrelas da história do esporte. Com feitos épicos, como se tornar campeão em duas categorias de peso diferentes – peso-pena (até 65,7 kg) e leve (até 70,3 kg) – e ter vendido quatro dos cinco maiores pay-per-views da organização, McGregor está agora recuperado de uma fratura no tornozelo esquerdo e chega como treinador em busca de mais sucesso.
VEJA TAMBÉM
+ UFC: onde assistir ao TUF 31, com Conor McGregor x Michael Chandler
++ UFC: Conor McGregor perde a cabeça e agride Michael Chandler no TUF
Com 37 anos, Michael Chandler tenta provar que não é temido apenas dentro do octógono. Ex-campeão do Bellator e atualmente ocupando a quinta posição no ranking dos pesos-leves (até 70,3 kg) do UFC, Chandler, conhecido como “Iron“, está tendo sua primeira experiência como treinador de uma equipe no TUF.
A primeira provocação já aconteceu. Embora tenham se cumprimentado, McGregor e Chandler trocaram farpas sutis, com o norte-americano prometendo nocautear no segundo round. Já o irlandês prometeu o maior retorno de um lutador ao UFC, mas também causou polêmica ao não comparecer à pesagem para o embate inicial. A expectativa para a luta, no entanto, foi endossada pelo presidente do Ultimate, Dana White.
Mystic Mac, meet Mystic Mike 🤝@TheNotoriousMMA @MikeChandlerMMA | #TUF31 is LIVE on @ESPN pic.twitter.com/TdPa4SMw3T
— UFC (@ufc) May 31, 2023
Conteúdo
Veteranos x Jovens no TUF 31
Para esta temporada atual, Dana White decidiu inovar. A ideia foi trazer lutadores veteranos, que já haviam lutado no UFC e estavam em busca de uma nova chance com as luvas da organização. Eles serão antagonizados por atletas mais jovens, dispostos a aproveitar sua primeira oportunidade no maior palco do MMA mundial.
A apresentação do formato também destacou uma característica forte dos treinadores. Enquanto Conor optou por sangue novo para moldar o estilo provocador e intenso de seus comandados, Michael ficou com os mais experientes, podendo levar vantagem por isso.
As escolhas foram feitas pelos próprios protagonistas, em um “formato Draft” comum em esportes como NBA e NFL. Existem duas categorias: peso-galo (até 61,2 kg) e peso-leve (até 70,3 kg). O primeiro escolhido enfrenta o quarto, enquanto o segundo fica frente a frente com o terceiro. Esse formato se aplica, por enquanto, apenas às quartas de final. Confira a ordem!
Equipe McGregor (peso-leve): Lee Hammond, Nate Jennerman, Aaron McKenzie e Landon Quinones
Equipe Chandler (peso-leve): Jason Knight, Austin Hubbard, Roosevelt Roberts e Kurt Holobaugh
Equipe McGregor (peso-galo): Mando Gutiérrez, Trevor Wells, Carlos Vera e Rico DiSciullo
Equipe Chandler (peso-galo): Hunter Azure, Brad Katona, Timur Valiev e Cody Gibson
Casa, primeiros treinamentos e lutas formadas
Os primeiros treinamentos foram abordados no episódio. A estrutura está localizada no UFC Apex, com sala, quartos e academia. Os lutadores ficam afastados de suas famílias, mas parecem se adaptar rapidamente e fazer amizades.
Uma das grandes vantagens do TUF é conhecer a intimidade dos lutadores. Suas famílias, problemas pessoais, medos e desconfianças – a sensibilidade e o lado humano. É sempre o oposto do que costumamos ver em suas carreiras.
Coach Conor leading by example 👏@TheNotoriousMMA | #TUF31 is LIVE on @ESPN pic.twitter.com/JS18b8mgZ6
— The Ultimate Fighter (@UltimateFighter) May 31, 2023
Nate Jennerman x Roosevelt Roberts
A única luta desta primeira edição foi protagonizada por Nate Jennerman e Roosevelt Roberts.
Profissional desde 2013, Nate foi a segunda escolha de Conor McGregor para o time azul e busca assinar pela primeira vez com o UFC. Com passagens pelo LFA e PFL, sua especialidade é a luta de chão.
Por sua vez, Roosevelt Roberts é um velho conhecido dos fãs. Ele competiu de 2018 a 2021 com as luvas da empresa, acumulando oito lutas – quatro vitórias, três derrotas e um empate sem resultado. Voltando para uma nova chance como a terceira escolha, o atleta promete trazer sangue novo e uma perspectiva diferente para sua próxima passagem.
O resultado da luta? Confira no primeiro episódio, disponível no UFC Fight Pass. É uma batalha relâmpago. Não pisque. Vale a pena conferir!
Who are you taking in this first bout? 🧐#TeamMcGregor vs #TeamChandler#TUF31 is LIVE on @ESPN pic.twitter.com/PYyAREWVtG
— The Ultimate Fighter (@UltimateFighter) May 31, 2023