UFC: cutman compartilha segredo que fez Poatan renascer e nocautear Adesanya

Igor Ribeiro | 21/05/2023 - 06:30

No mundo das lutas, cada golpe pode ser decisivo. Na batalha épica pelo cinturão dos pesos-médios (até 83,9 kg) do UFC 281 entre Alex Poatan e Israel Adesanya, um detalhe foi o ponto diferencial. Mas não foi nenhum soco ou chute.

O Quinto Quarto mergulhou nos bastidores do primeiro confronto dos rivais, realizado ainda em novembro de 2022, e descobriu uma técnica surpreendente utilizada pelo cutman Rudy Hernandez. O método, segundo o profissional, teria recuperado Poatan na luta e o impulsionado ao nocaute no quinto round. 

Rudy Hernandez, contratado pelo Ultimate para o evento, testemunhou de perto Poatan sucumbir e ser salvo pelo gongo no primeiro assalto após uma boa sequência de golpes aplicada por Adesanya. Hernandez entrou rapidamente no octógono e utilizou uma técnica de acupuntura ao pressionar a região da columela, o tecido que separa uma narina da outra.  

— Meu irmão, Genaro “Chicanito” Hernandez, tinha um terapeuta que usava essa técnica nele quando ele lutou contra Azumah Nelson pelo título mundial. Eu perguntei por que ele fazia aquilo, e ele explicou como isso estimula a circulação sanguínea para o cérebro. Eu já fiz isso algumas vezes e ajudou alguns lutadores a reagirem com força e voltarem para a luta, assim como ajudou (Alex Poatan) Pereira.

Cutman: o foco em ajudar os lutadores 

O trabalho do cutman, o homem do corte em uma tradução literal, é essencial para cuidar de ferimentos dos lutadores durante as lutas. Eles desempenham um papel fundamental no tratamento de inchaços e hematomas e podem aconselhar o árbitro a interromper a luta caso entendam que o atleta não tenha mais condições de continuar. 

Os membros da equipe de suporte, como os demais cutman, agem em um intervalo de um minuto entre um round e outro para garantir que os lutadores retornem em plenas condições. Rudy Hernandez enfatiza o seu compromisso em ajudar os lutadores a passarem para o próximo assalto. 

— Como membro do corner, quero estar pronto para ajudar o lutador a passar para a próxima rodada. Quanto mais conhecimento tivermos, melhor para o lutador. Tudo o que podemos fazer é ajudar da melhor maneira possível.

LEIA TAMBÉM

+ UFC: Poatan tem decifrado jogo do primeiro adversário dos meio-pesados

++ UFC: McGregor usa ‘carro’ de filho, debocha de José Aldo e revive nocaute

Mudou o rumo de Poatan no UFC

A técnica de acupuntura mencionada pelo cutman tem como objetivo estimular a circulação sanguínea para o cérebro do lutador. Embora seja pouco utilizada nas lutas, os profissionais da área acreditam que ela possa ter beneficiado Alex Poatan, permitindo que ele se recuperasse e continuasse forte ao longo da luta. 

Uma nova sequência de Adesanya foi um grande diferencial na segunda luta contra Poatan. Em abril deste ano, pelo UFC 287, o nigeriano era novamente alvo de golpes do brasileiro, quando aproveitou a oportunidade de jogar um golpe de encontro que levou o ex-campeão à lona. Desta vez, já não tinha mais Rudy Hernandez.