Recém-contratado pelo UFC, o brasileiro José Henrique foi pego em um dos primeiros exames antidoping orquestrados pela Usada. De quebra, o atleta de 20 anos de idade acabou sendo suspenso por dois anos do MMA.
De acordo com o comunicado emitido pela agência antidoping na última quinta-feira (1º), o exame realizado em 8 de março constatou a presença de dois metabolitos do anabolizante Nandrolona, um esteroide injetável utilizado para ganho de massa magra. A suspensão será retroativa pelo dia da realização do exame, liberando Henrique para competir a partir de 8 de março de 2025.
— Antes de entrarem ao programa antidoping do UFC, os atletas são obrigados a declarar qualquer substância proibida que eles utilizaram nos últimos 12 meses. O atleta que faz essa declaração não será considerado culpado por ter feito uma violação, mas dependendo da substância utilizada, podem precisar ficar fora de competição por um período de no mínimo seis meses e passarem por dois testes negativos. Henrique não declarou o uso de nandrolona e/ou os metabolitos em seus formulários de declaração — afirmou a Usada em nota.
Jose De Souza Accepts Sanction for Violation of UFC Anti-Doping Policy https://t.co/Odv7hxapaU
— USADA (@usantidoping) June 1, 2023
VEJA TAMBÉM
+ UFC no Brasil: evento negociado no país tem Malhadinho na luta principal
++ UFC: Borrachinha ironiza campeã de jiu-jitsu por denúncia contra ex-marido
+++ UFC Vegas 74 tem encaradas tensas e promete empolgar brasileiros
Atleta da Nova União, José Henrique foi contratado pelo UFC em março após se destacar no Shooto Brasil, superando Alan Silva com um belo nocaute no terceiro round. O ‘Canela’ havia participado do Contender Series em 2022, mas acabou sendo superado pelo japonês Yusaku Kinoshita e não conseguiu um contrato com a organização. Ele soma um cartel de 6 vitórias e 1 derrota, com 5 nocautes.