Raquel Pennington é a nova campeã do peso galo feminino do UFC. Na noite deste sábado (20), a norte-americana derrotou a brasileira Mayra Bueno Silva, conhecida como Sheetara, por decisão unânime dos juízes, e conquistou o cinturão que era de Amanda Nunes.
Mayra já começou a luta no UFC 297, em Toronto, indo para cima de Raquel, usando bastante o jogo de chute e variando com poucos golpes na parte superior do corpo, até levar a adversária para a grade e, na sequência, para o chão, tentando o estrangulamento.
Pennington conseguiu levantar, mas não se livrou de Sheetara, que continuou em suas costas na intenção de cansar a adversária, e, vez ou outra, atingindo-a com o gancho esquerdo, até o fim do primeiro round.
Na segunda etapa, Raquel voltou mais agressiva e tentou impor seu próprio ritmo, mas Mayra conseguiu colocá-la novamente contra a grade. A americana, no entanto, chegou a reverter a situação, e foi a vez da brasileira ficar contra a grade e apelar para a defesa, até que conseguiu subir novamente nas costas da adversária.
O terceirou round começou bastante disputado entre as lutadoras, com Sheetara quase conseguindo finalizar Pennington com o enforcamento. Mais uma vez, Raquel conseguiu se soltar e levar a brasileira ao chão.
As atletas começaram o quarto assalto visivelmente cansadas, mas com as mesmas estratégias. No momento em que Mayra parecia ter dominado a adversária, Raquel se soltou mais uma vez e prensou a brasileira na grade. Na reta final, ainda deferiu alguns socos em Sheetara.
A luta chegou ao quinto e último round com as duas atletas exaustas, mas a americana conseguiu dominar a brasileira no chão logo no começo, mantendo a luta assim até entrar no último minuto.
Por decisão unânime dos juízes, Raquel Pennington se tornou a nova campeã peso galo feminino do UFC.
It went the distance but @RockyPMMA is your NEW bantamweight champion of the world 🏆#UFC297 pic.twitter.com/lcfxcmDHqe
— UFC (@ufc) January 21, 2024
Cinturão peso galo feminino ganha nova campeã
Com a vitória, Raquel Pennington se torna a sucessora direta de Amanda Nunes, antiga dona do cinturão peso galo feminino, que se aposentou em junho do ano passado após derrotar Irene Aldana. Desde então, o título ficou vago.
Mayra Sheetara foi escolhida para a luta graças à uma fase de invencibilidade na categoria, enquanto Pennington já tem anos de experiência e, inclusive, já enfrentou a própria Amanda Nunes em 2018, sem sucesso.
Caso tivesse vencido, a brasileira se tornaria a quarta do país a conquistar um cinturão do Ultimate, ao lado da Leoa, Cris Cyborg e Jessica Bate-Estaca.
Brasileiras perdem no card preliminar
Mayra não foi a única lutadora brasileira a subir no octógono da Scotiabank Arena, em Toronto, na noite deste sábado. No card preliminar, Priscila Cachoeira e Polyana Viana também encararam uma luta.
Também no peso galo feminino, Cachoeira foi derrotada pela canadense Jasmine Jasudavicius, que finalizou a brasileira com um triângulo de mão no terceiro round.
Polyana, por sua vez, encarou a também canadense Gillian Robertson pela categoria peso palha e foi derrotada no segundo round por nocaute técnico.
BIG win on her home turf 🇨🇦@Savage_UFC gets the second round KO!
[ #UFC297 | Tune in NOW on @ESPNPlus ] pic.twitter.com/NMjNwkNKqz
— UFC (@ufc) January 21, 2024