Dricus Du Plessis é o novo campeão do peso médio do UFC. Na noite deste sábado (20), o sul-africano derrotou Sean Strickland, por decisão dividida dos jurados, e tirou dele o cinturão conquistado ano passado.
Du Plessis começou a principal luta do UFC 297, em Toronto, mais agressivo que o atual campeão, apesar dos gritos da torcida por Strickland na Scotiabank Arena.
Logo o norte-americano conseguiu incomodar o adversário ao acertar alguns jabs e se defender melhor. Ansioso, o sul-africano não chegou a acertar nenhum golpe em Sean nos primeiros quatro minutos, mas levou-o ao chão durante poucos segundos na reta final do assalto, além de acertar um chute.
Dricus conseguiu acertar mais alguns golpes ao longo do segundo round, mas Strickland manteve a superioridade no octógono, se movimentando bem e acertando uma quantidade bem maior de jabs, principalmente no rosto do adversário.
Bem mais cansado que Sean no início da terceira etapa, o sul-africano investiu no chute, seu ponto mais forte na disputa, mas a alta quantidade de golpes no ar o deixou ainda mais ofegante e frustrado. Ainda assim, esse foi o primeiro round equilibrado da disputa.
Strickland aumentou o ritmo da luta no quarto round, mas Du Plessis conseguiu acompanhá-lo e até acertar seu olho esquerdo, arrancando sangue do atual campeão, que se começou a se mostrar cansado. Ainda assim, conseguiu se livrar das tentativas de domínio do desafiante, apesar de não conseguir se defender de boa parte dos golpes.
No quinto e último round os dois atletas, visivelmente cansados, exploraram seus próprios pontos fortes. Enquanto Dricus insistiu principalmente nos chutes, Sean seguiu distribuindo uma boa quantidade de jabs, com a maioria deles acertando o rosto do sul-africano.
Melhor no último assalto, Strickland cresceu ainda mais nos 30 segundos finais, principalmente após a torcida começar a gritar ainda mais forte pela vitória do atual campeão. Apesar disso, a maioria dos juízes decidiu que Du Plessis se saiu melhor no duelo.
After 5 rounds @DricusDuPlessis gets the split decision and is YOUR NEW middleweight champion 🏆#UFC297 pic.twitter.com/xyR1Bsn2Fa
— UFC (@ufc) January 21, 2024
Du Plessis toma cinturão peso-médio
Dono do cinturão peso-médio após derrotar Israel Adesanya no ano passado, Strickland perdeu sua primeira defesa de título de campeão mundial após conquistar o favoritismo na disputa —algo que foi comprovado pelos gritos da torcida em Toronto.
O norte-americano provocador chegou ao topo depois de uma temporada apagada em 2022, o que o colocou para “tampar buracos” em lutas ao longo de 2023, tendo bastante sucesso nessa missão.
O mais curioso é que Sean conquistou o cinturão dos pesos-médios justamente ao substituir Du Plessis na luta contra Adesanya no UFC 293. O sul-africano havia recusado a luta contra Adesanya pelo cinturão da categoria por uma lesão no pé.
Agora com a saúde física totalmente recuperada, Du Plessis desafiou Sean na categoria para tentar conquistar o cinturão após perder a oportunidade contra Adesanya no ano passado.
Poatan como corner
Um rosto bem conhecido dos brasileiros também esteve presente no UFC 297, mas do lado de fora do octógono; Alex Poatan atuou como corner de Sean Strickland na principal luta da noite.
Sem motivos para comemorar após a vitória de Du Plessis, o brasileiro já acumula sua terceira derrota como parte de uma equipe técnica em luta grande do Ultimate.
Além de Strickland, Poatan também já atuou como corner antes; ele já havia acompanhado Anderson Silva, que perdeu para Adesanya no UFC 293, e Glover Teixeira, que não conseguiu derrotar Jamahal Hill no UFC 283.