UFC 293: Sean Strickland ‘choca o mundo’, domina Israel Adesanya e conquista cinturão

Matheus Costa | 10/09/2023 - 02:13

O MMA é um esporte completamente imprevisível e o UFC 293 provou isso mais uma vez.

Em uma das maiores zebras da história recente do UFC, o norte-americano Sean Strickland chocou o mundo ao anular completamente o campeão Israel Adesanya na luta principal do UFC 293 deste sábado (09). Dominando a luta do início ao fim, Strickland venceu por decisão unânime dos juízes e conquistou o cinturão peso médio do Ultimate.

Ao contrário das últimas derrotas de Adesanya no octógono, a vitória de Sean Strickland foi de um jeito diferente. O americano quase, sim, nocauteou o astro nigeriano no primeiro round, mas foi com uma estratégia perfeita do início ao fim que garantiu o maior feito de sua carreira no MMA.

VEJA TAMBÉM:

+ UFC 293: Israel Adesanya vs. Sean Strickland – Resultados em tempo real

++ UFC 293: Felipe dos Santos impressiona em estreia, mas perde em grande luta

Como foi a vitória de Strickland no UFC 293?

Strickland e Adesanya iniciaram o primeiro round com objetivos distintos. O campeão tentava encontrar uma distância confortável para golpear, enquanto o americano buscava encurtar a distância para usar seu boxe. Izzy acertou bons chutes na perna de Sean, mas sem grandes combinações. O norte-americano começou a encontrar a distância e encaixou bons jabs, se mostrando confortável para golpear nos minutos finais do primeiro assalto. Quando Israel tentou um chute na perna, Strickland respondeu com um cruzado brutal de esquerda que derrubou o campeão. Adesanya conseguiu se levantar e sofreu uma sequência brutal de golpes, mas o campeão sobreviveu ao final do primeiro round.

Strickland foi bastante preciso e estratégico durante os rounds seguintes para garantir a vitória. Extremamente focado e paciente, o norte-americano soube aproveitar as aberturas certas para golpear, pressionando e andando para frente o suficiente para deixar o campeão dos médios bem frustrado. Ele também não teve problemas para encurtar a distância, onde mostrou que seu boxe foi perfeito para lhe garantir a vitória. Mesmo sem poder de nocaute, suas combinações foram boas para anular a movimentação de Adesanya durante o confronto.

O campeão, por outro lado, teve uma noite para esquecer. Um dos melhores strikers do mundo no MMA, Adesanya é conhecido por ser bastante criativo na hora de ferir seus adversários. No entanto, nada funcionou contra o norte-americano. Sofrendo com a pressão e o bom boxe do adversário, Izzy não conseguiu trazer sua vasta variedade de golpes para o jogo. Ele teve todos seus chutes defendidos, não conseguiu furar a forte defesa de Strickland com seus golpes e acabou sofrendo mais do que o triplo de golpes na cabeça em relação aos que acertou.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.