Alex Poatan Pereira é o novo campeão dos meio-pesados do UFC. Na noite deste sábado (11), o brasileiro derrotou Jiri Prochazka por nocaute no 2º round e conquistou o cinturão.
A principal luta do UFC 295 começou bastante tensa, com os dois lutadores deferindo alguns chutes pela esquerda. Alex fez boas defesas e se esquivou de alguns socos de Jiri e, na sequência, conseguiu derrubá-lo com outro chute.
Quando Prochazka levou Poatan à grade, o brasileiro conseguiu encaixar uma guilhotina ao se defender, mas sem finalizar. O tcheco, então, levou o brasileiro ao chão, mantendo-o assim quase até o fim do 1º round —nos segundos finais, Alex conseguiu se levantar.
No 2º round, o paulista conseguiu ser mais dominante com alguns chutes que foram sentidos pelo tcheco, que por sua vez, tentou levar Poatan para a grade de novo, mas sem sucesso e visivelmente mais cansado.
No minuto final, Alex conseguiu dominar Prochazka com uma cotovelada, levando o adversário ao nocaute decretado pelo juiz no octógono.
Poatan does it again ?
He gets the finish in round 2 to become the LHW champion! #UFC295 pic.twitter.com/7BXxXE81nr
— UFC (@ufc) November 12, 2023
— Estou muito feliz pelo meu cinturão, agradeço a toda minha equipe, minha família e todos que torcem por mim—, disse ele, após a vitória.
Já com o cinturão em mãos, Poatan desafiou Israel Adesanya para um novo confronto. Com o cinturão da nova categoria, Alex se tornou o primeiro lutador brasileiro a conquistar dois títulos em categorias diferentes.
Cinturão meio-pesado
Essa foi a primeira disputa de cinturão de Poatan desde que subiu de categoria. O brasileiro é ex-campeão do peso-médio e, depois de perder o cinturão para Israel Adesanya, resolveu encarar o desafio dos meio-pesados.
Na nova categoria, sua estreia aconteceu em julho deste ano com uma vitória sobre Jan Blachowicz por decisão dividida dos juízes. Alex Poatan é o 10º colocado no ranking pound-for-pound.
Prochazka, por sua vez, quis buscar o cinturão que ele mesmo abriu mão em novembro do ano passado, quando sofreu uma lesão grave no ombro. O tcheco havia superado Glover Teixeira e era o principal nome da categoria a ser dono do título.
Até então, quem dominava os meio-pesados era Jamahal Hill, que também abriu mão do cinturão após romper o tendão de Aquiles.