Um dos lutadores mais dinâmicos e agressivos dos últimos anos em todo o UFC, o brasileiro Alex Poatan gerou rapidamente um impacto e construiu seu nome na história da organização.
Primeiro e único campeão duplo da história do Glory Kickboxing, Alex Poatan fez sua carreira no esporte e se tornou um dos strikers mais temidos do mundo. Em 2021, encerrou sua carreira no ringue e decidiu focar no MMA. Em apenas dois anos e perto de fazer sua sétima luta na organização, o brasileiro pode conquistar seu segundo cinturão na luta principal do UFC 295, neste sábado (11), contra Jiri Prochazka pelo cinturão dos meio-pesados.
VEJA TAMBÉM:
+ UFC 295: Alex Poatan rejeita ideia de mudança após exposição das redes sociais
++ Evento mais importante do ano, UFC 295 será decisivo para o futuro de duas categorias; entenda
Com a possibilidade de fazer história em tempo recorde na maior organização de MMA do mundo, afinal, está na hora de contar e analisar quem é Alex Poatan Pereira e o motivo dele ser tão temido no UFC. Por isso, o Quinto Quarto destrincha todas as habilidades do brasileiro.
Conteúdo
Alex Poatan: A favela venceu
Nascido e criado em uma comunidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, Alex Poatan teve uma infância bastante difícil e pode definitivamente se considerar um vencedor na vida.
A clash of true titans inside the World’s Most Famous Arena! ?
?? @Jiri_BJP looks to regain the belt he never lost vs. the would-be two-division champ ?? @AlexPereiraUFC! #UFC295 pic.twitter.com/dBF6p1hXdj
— UFC Europe (@UFCEurope) November 9, 2023
Com dificuldades financeiras na família, Poatan precisou largar a escola no ensino fundamental para ajudar sua família a sobreviver. Primeiro, o jovem começou a trabalhar como assistente de pedreiro, depois começou a trabalhar em uma borracharia. Ele também já trabalhou com diversos empregos autônomos, como vendendo rosas e engraxate de sapatos.
Seu início nas artes marciais foi acidental. Ou melhor, por um motivo bem diferente do comum. Por influência de amigos, ele acabou se tornando um alcoólatra e encontrou no kickboxing, aos 22 anos de idade, uma forma de largar o vício e encontrar um rumo em sua vida. Mal sabia que o jovem Alex se apaixonaria pelo esporte e transformaria ele em sua carreira.
Alex Poatan: agressivo e letal
Um dos maiores atletas da história do kickboxing profissional, Alex Poatan encontrou no esporte o sucesso que sua vida pessoal necessitava. O paulista se tornou um lutador bastante agressivo no ringue, com um poder de nocaute inacreditável. Ao todo, Pereira somou um cartel de 33 vitórias e 7 derrotas, com 21 nocautes. Ele registrou vitórias sobre nomes importantes como Simon Marcus, Jason Wilnis e um jovem Israel Adesanya.
Every devastating KO from Alex “Poatan” Pereira
From Amateur boxing to Pro Kickboxing to MMA
This guy is a beast pic.twitter.com/W4mpi2U36M
— Bry The MMA Guy (@BryTheMMAguy) November 9, 2023
Seu estilo agressivo, naturalmente, foi levado ao octógono e gerou um impacto destruidor de imediato. Com base ortodoxa, conseguindo trabalhar perfeitamente nos dois lados, o kickboxing de Poatan trouxe dificuldade para praticamente todos os seus adversários. Na curta distância, Alex consegue trabalhar muito bem suas combinações com as mãos, cotoveladas e joelhadas com bastante volume de golpes.
Na longa distância, o brasileiro consegue infringir bastante dano sua longa envergadura, aplicando seus violentos chutes – altos, na linha de cintura ou até mesmo nas pernas. Além de conseguir controlar muito bem o ímpeto de seus adversários, ele também ganha a habilidade, através de sua mobilidade, de ditar o ritmo do confronto.
UFC 295: Alex Poatan vs. Jiri Prochazka
O confronto entre Alex Poatan e Jiri Prochazka oferece um contraste interessante de estilos entre dois nocauteadores e atletas muito bem fundamentados dentro de suas devidas estratégias. Dois atletas, definitivamente, prontos para serem campeões.
Cotoveladas perigosas! ?? @Jiri_BJP vai tentar retomar o cinturão dos meio-pesados neste sábado (11), contra Alex Poatan no #UFC295!
Assista com exclusividade no @UFCFightPassBR a partir de 20h (horário de Brasília). pic.twitter.com/sPVTqaBZU5
— UFC Brasil (@UFCBrasil) November 7, 2023
Prochazka oferece um estilo quase que inédito para Poatan em sua carreira. Por mais que ele já tenha enfrentado atletas que possuem combinações letais na curta distância, é a forma como Jiri cria suas oportunidades de golpear, uma forma bastante diferente. Afinal, o tcheco gosta de fintar bastante e usar ângulos diferentes para soltar suas bombas, além de oferecer bastante risco no ground and pound – ele mostrou isso contra Glover Teixeira, atual treinador do brasileiro.
Algo que merece ser pontuado é a capacidade defensiva dos dois atletas, que pode ser determinante. Poatan não possui muita movimentação de cabeça e isso é algo preocupante, enquanto Jiri é tão agressivo que acaba confiando demais na capacidade de seu queixo – e ele não pode subestimar a capacidade de nocaute de um dos maiores kickboxers da história. Por mais que exista, sim, a possibilidade da luta ir para o chão, é em pé que ela será decidida.