Com seis brasileiros, o card do UFC 291, deste sábado (29), no Delta Center em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, foi recheado de boas lutas e um incrível nocaute na disputa pelo interessante cinturão BMF.
A luta principal do UFC 291, entre Dustin Poirier e Justin Gaethje valia o cinturão do BMF, ou “o lutador mais durão de todos” (Baddest Motherfocker, em inglês). E o nome do cinturão foi tão impactante quanto o nocaute de Gaethje em Poirier.
Conteúdo
Um chutaço do “lutador mais durão”: Gaethje vence Poirier por nocaute
A principal luta da noite fez jus a essa posição e nos entregou um lindo nocaute. Na disputa pelo cinturão BMF, o americano Justin Gaethje venceu o seu conterrâneo Dustin Poirier depois de acertar um chutaço incrível, no início do segundo round.
O lance aconteceu logo depois de um primeiro round dominante de Poirier que, certamente, não esperava ser atingindo por um golpe tão incrível logo na sequência.
🚨🚨 JUSTIN GAETHJE EXPLOSE DUSTIN POIRIER 💥
HEAD SHOT 💀
C'EST TROOOOOP #UFC291 https://t.co/cfYa6my1i4
— ARENA (@MMArena_) July 30, 2023
Alex Poatan sofreu, mas venceu Blachowicz no UFC 291
Uma das lutas principais da noite, o brasileiro Alex “Poatan” Pereira sofreu muito contra o polonês Jan Blachowicz. O paulista fez sua estreia nos meio-pesados (até 93 kg), depois de perder o cinturão dos pesos-médios (até 83,9 kg) para Israel Adesanya, no UFC 287 (relembre aqui). E ele não teve vida fácil.
Buscando uma chance de reconquistar o cinturão, o ex-campeão dos meio-pesados, Jan Blachowicz, deu trabalho ao brasileiro Alex Poatan, que sofreu para se manter em pé, principalmente nos dois primeiros rounds.
O polonês buscava levar a luta para o chão, onde tem mais vantagem. E, no início, até conseguiu, mas o brasileiro se conseguiu se livrar das investidas do rival, equilibrando a luta. E, em alguns momentos, dominando o confronto.
No terceiro e decisivo round, foi a vez do polonês Blachowicz sofrer. Poatan voltou mais confiante e dominou o duelo, acertando bons socos. No fim, vitória brasileira no UFC 291, em decisão dividida dos árbitros.
Vitória confirmada para @AlexPereiraUFC! 🇧🇷
[ Assine o @UFCFightPassBR e não perca nenhuma luta do #UFC291 ➡️ https://t.co/iAvMFO4Ruy | #stateofsport | @stateofsport ] pic.twitter.com/8e7QD0zpCl
— UFC Brasil (@UFCBrasil) July 30, 2023
Saiba como foi o desempenho dos demais Brasileiros no UFC 291
A noite para brasileiros no UFC 291 não foi tão boa quanto esperávamos. Dos seis lutadores presentes, entre card preliminar e principal, apenas dois venceram. Confira os resultados.
Miranda Maverick x Priscila Cachoeira
A primeira brasileira a subir no octógono foi a carioca Priscila Cachoeira. E também foi a primeira derrota. Contra a americana Miranda Maverick, pelo Peso Mosca – até 56,7 kg –, Priscila teve bons momentos, mas a americana foi superior durante toda a luta, e acabou finalizado a brasileira com uma chave de braço no meio do terceiro round.
Roman Kopylov x Claudio Ribeiro
O primeiro round da luta entre Kopylov e Ribeiro, pelo Peso Meio-Médio – até 77,1 kg –, foi de altos e baixos. Depois de um começo muito estudado pelos dois lutadores, o Russo tomou a iniciativa e esteve melhor durante boa parte do round. O brasileiro conseguiu reagir antes do fim e, por pouco, não conseguiu vencer. Mas no segundo round não teve jeito. Com menos de 30 segundos, Kopylov acertou um chutaço no rosto do brasileiro, que desabou e foi derrotado por nocaute.
Wow!pic.twitter.com/FKyZxBujU6
— Jed I. Goodman © (@jedigoodman) July 30, 2023
CJ Vergara x Vinicius Salvador
O americano CJ Vergara e o brasileiro Vinicius Salvador fizeram uma luta interessante e uma das mais equilibradas da noite. O brasileiro estava soltinho no octógono e entregou uma boa luta para os fãs, com muita trocação.
Os dois tiveram boas chances de vencer mas, no fim das contas, os árbitros decidiram, de forma unânime, pela vitória do norte americano CJ Vergara.
Gabriel “Marretinha” Bonfim x Trevin Giles
Além de Poatan, Marretinha foi o único brasileiro vitorioso deste sábado (29). Antes do card principal começar, a finalização espetacular de Marretinha para cima do americano Trevin Giles foi, sem dúvida, um dos destaques da noite no UFC 291, ainda no primeiro round da luta.
Com menos de 3 minutos de luta o brasileiro acertou uma bela guilhotina no seu adversário e levou a melhor na disputa. A guilhotina, inclusive, que já virou marca registrada do de Gabriel Marretinha.
No primeiro round! 💥
Mais uma finalização para a conta de Gabriel Bonfim! 💪 🇧🇷
[ #stateofsport | @stateofsport | Assine o @UFCFightPassBR e não perca nenhuma luta do #UFC291 ➡️ https://t.co/iAvMFO4Ruy ] pic.twitter.com/wGDa7LQViA
— UFC Brasil (@UFCBrasil) July 30, 2023
Derrick Lewis x Marcos Pezão
O resultado da luta entre Pezão e Derrick Lewis foi o mais inesperado da noite, sem dúvidas. O brasileiro de 38 anos tomou uma joelhada com, incríveis, dois segundos de luta.
A partir daí, o brasileiro não teve chance de reagir e, em 30 segundos, teve sua luta interrompida pelos árbitros, em um nocaute técnico. Um verdadeiro atropelo.
Confira todos os resultados do UFC 291
Card principal
Dustin Poirier perdeu para Justin Gaethje por nocaute
Jan Blachowicz perdeu para Alex Pereira por decisão dividida
Derrick Lewis venceu Marcos Pezão por nocaute técnica
Tony Ferguson perdeu para Bobby Green por finalização
Michael Chiesa perdeu para Kevin Holland por finalização
Card preliminar
Gabriel “Marretinha” Bonfim venceu Trevin Giles por finalização
CJ Vergara venceu Vinicius Salvador por decisão unânime
Roman Kopylov venceu Claudio Ribeiro por nocaute
Jake Matthews venceu Darrius Flowers por finalização
Matthew Semelsberger perdeu Uroš Medić por nocaute técnico
Miranda Maverick venceu Priscila Cachoeira por finalização