Há pouco mais de uma década, quando ainda eram atletas do UFC, Anderson Silva e Chael Sonnen protagonizaram uma das maiores rivalidades da história do MMA.
Tudo começou pouco antes do UFC 117, que aconteceu em agosto de 2010. No evento, que aconteceu em Oakland, na Califórnia, o brasileiro defenderia o cinturão dos pesos-médios diante do norte-americano na principal luta da noite.
Confiante por vir de uma sequência de resultados positivos na divisão, Sonnen se sentiu à vontade para fazer seu famoso trash talk antes do confronto —mas Silva não foi seu único alvo. O desafiante começou a provocar também Rodrigo e Rogério Minotauro, lutadores e amigos de Anderson, conquistando assim a antipatia do público brasileiro.
Na luta, Spider apanhou durante os quatro primeiros rounds, mas conseguiu uma virada no quinto assalto, ao encaixar Sonnen em um triângulo. O estadunidense apagou brevemente antes de bater na perna do brasileiro três vezes, sinalizando a desistência.
O evento acabou ficando marcado pela primeira vitória de Anderson Silva sobre Chael Sonnen. Este ano, a luta em questão entrou para o Hall da Fama do UFC.
UFC 148: Anderson Silva vs Chael Sonnen II
Desde a vitória de Spider sobre Chael em 2010, os fãs de MMA já começaram a pedir a revanche entre as estrelas do UFC. O reencontro, no entanto, demorou dois anos para acontecer, já que Sonnen foi suspenso durante um ano por ter sido pego no antidoping com alto nível de testosterona.
O segundo confronto entre os pesos-médios foi finalmente marcado para o UFC 148, em julho de 2012, com uma nova defesa de título. Mais uma vez, o norte-americano apostou nas provocações antes mesmo do evento, falando sobre a família de Anderson, assim como de seus amigos e até do Brasil.
Sonnen envolveu até mesmo os fãs do futebol ao aparecer vestindo a camisa do Palmeiras, já que Silva é declaradamente corinthiano. Na ocasião, a torcida do Alviverde até simpatizou com o estadunidense, que confessou acompanhar o time até hoje.
VAI SONNEN !!! #PALMEIRAS pic.twitter.com/AfSfT7uS
— #VamosPalmeiras (@NossoPalmeiras) April 24, 2012
O cenário da luta, no entanto, foi bem diferente; desta vez, Silva conseguiu manter a superioridade durante boa parte do combate. Logo no segundo round, Chael errou um golpe e escorregou contra a grade —e Anderson não perdeu a oportunidade, acertando uma joelhada e uma série de golpes no rosto do oponente durante 26 segundos, até que o árbitro interrompeu a disputa.
Pela segunda vez, Spider manteve o cinturão peso-médio diante de um desafio de Sonnen, e ainda aproveitou para devolver as provocações de seu rival.
— Ele desrespeitou meu país, mas tudo bem. Isso é um esporte. Vamos mostrar que no Brasil, todo mundo é educado, vamos aplaudi-lo. Se você quiser fazer um churrasco lá em casa, está convidado—, declarou o brasileiro, em tom de deboche, ao levar Chael para o centro do octógono.
Depois da revanche em 2012, o nome dos lutadores só voltou aos holofotes em novembro do ano passado, quando Sonnen surgiu nas redes sociais supostamente com o rosto de Spider tatuado em seu braço. Mais tarde, os dois atletas explicaram que se tratava da divulgação de uma série sobre a carreira de Silva.
🚨 | Norte-americano Chael Sonnen publicou nas redes sociais sua mais nova tatuagem com o rosto do ídolo brasileiro
Anderson Silva está marcado, para sempre, na vida de Chael Sonnen. pic.twitter.com/JlGMpiMf9q
— Kombat Goiano (@kombatgoianomma) November 15, 2023
Silva e Sonnen se reencontram para terceira luta
Quase 12 anos depois da revanche, Anderson Silva e Chael Sonnen irão protagonizar o terceiro duelo de suas carreiras —mas desta vez no boxe.
No próximo sábado (15), os ex-astros do UFC se reencontrarão em São Paulo para reviver uma das maiores rivalidades do MMA. Sonnen, inclusive, chegou ao Brasil no domingo (9).
Esta será a estreia do norte-americano na modalidade, enquanto Spider pratica o pugilismo desde o início de sua carreira, somando três vitórias em cinco confrontos.
O evento será patrocinado pela cerveja Spaten; esta será a despedida de Anderson Silva no Brasil. Além da luta principal, acontecerão outros três confrontos: Hebert Conceição x Esquiva Falcão, Kalyl Silva (filho de Anderson) x Paulo Roberto e Jojo Ramos x Bia Mesquita.
As lutas terão transmissão ao vivo no canal Combate e no SporTV a partir das 22h (de Brasília), enquanto o duelo principal também será transmitido pela Globo, a partir das 00h15.