Charles do Bronx: notícias, estatísticas e quanto ganha no UFC

Marcelo Cartaxo | 06/06/2023 - 06:30

Charles do Bronx, nascido Charles Oliveira da Silva, é um lutador de MMA, nascido no Guarujá, no litoral de São Paulo, em 17 de outubro de 1989.

O brasileiro é um dos lutadores de maior destaque no cenário mundial. Ex-campeão dos pesos-leve (70,3kg) no UFC, Charles é o detentor do recorde de vitórias por nocautes ou finalizações: 19 vezes no total. Em seu primeiro combate na organização, Charles não só saiu vencedor, como também levou o prêmio de finalização da noite por um triângulo dado em seu adversário, Darren Elkins.

De acordo com o lutador, o apelido Bronx foi escolhido por ele mesmo quando foi participar de um torneio de jiu-jitsu amador, no qual foi aconselhado por lutadores mais experientes a escolher uma alcunha.

— Bronx é porque é favela, né? Periferia, de onde eu venho. Bronx surgiu praticamente quando eu fui lutar um torneio. Cheguei lá é só tinha cara monstro, experiente, e eu magrelo. E eles falavam para eu colocar um apelido, era só Charles Oliveira. Quando a gente ia lutar uns campeonatos de Jiu-jitsu, sempre falavam ‘olha os caras do Bronx ai, da favela’. Aí coloquei Bronx.

Estatísticas de Charles do Bronx

Títulos e outras conquistas

Ultimate Fighting Championship (UFC)

  • Campeão Peso-Leve do UFC
  • Performance da noite (12x)
  • Lura da Noite (três vezes)
  • Finalização da Noite (três vezes)
  • Lutador com mais finalizações na história do UFC (16)
  • Lutador com mais vitórias por finalizações no peso-leve do UFC (9 – empatado com Jim Miller)
  • Lutador com mais vitórias por finalização no peso-pena (6)
  • Lutador com mais finalizações ou nocautes na história do UFC (19)
  • Lutador com mais bônus pós-luta na história do UFC (18, empatado com Donald Cerrone)

Predator FC

  •  Campeão do Grand Prix Meio-Médio

MMAJunkie.com

  •  Finalização do mês (fevereiro de 2014)
  • Finalização do mês (maio de 2015)
  • Finalização do mês (março de 2020)

MMAMania.com

  •  Finalização do ano (2014 x Hatsu Hioki)

Quanto Charles do Bronx ganha no UFC

Charles do Bronx é um dos lutadores que mais recebeu bônus pós-luta no UFC, por isso, suas premiações costumam variar. Na defesa de cinturão contra Dustin Poirier, o brasileiro recebeu um bônus de “Perfomance da Noite”, faturando U$ 50 mil (em torno de R$ 280 mil).

De acordo com o site Rivalry, ao defender o título de campeão da divisão em Phoenix, Charles recebeu U$ 1 milhão para subir no octógono, mais o bônus depois da vitória. De acordo com o site MMA Salaries, o brasileiro tem um patrimônio estimado em US$ 6,9 milhões.

Apesar de garantir que leva uma vida sem maiores problemas, Charles ainda expressa preocupação com a vida financeira.

“A gente mora no Brasil, então tenho que passar o meu dinheiro de lá (dos EUA) pra cá, já tem mais taxa. Quando chega aqui, tenho que pagar treinador, suplementação, é complicado. As pessoas pensam que estou rico, mas não estou. Ainda vou me tornar rico, vou ganhar dinheiro com pay-per-view, cheguei num patamar onde começo a ganhar dinheiro. As coisas vão melhorar, mais do que já estão boas”, disse Charles ao podcast Mundo da Luta.

Últimas notícias

Ganhador do prêmio de “Finalização do Ano” pela empresa MMA Awards, Charles pôde enfim colocar as mãos no troféu promovido pela revista “Fighters Only”. O lutador não esteve presente na cerimônia realizada em Las Vegas em dezembro de 2022.

Derrotado por Islam Makhavech, Charles viu o adversário garantir uma chance de disputar o cinturão contra Alexander Volkanovski. Em entrevista, Charles revelou seu plano para se sagrar campeão dos peso-leve.

— Já estive muito longe desse cinturão. Hoje estou a uma luta dele. O UFC sabe disso, sabe o que eu quero. Não vim aqui para brincar, vim para fazer história. Quero lutar lá pelo final de março, abril, esse é meu timing. Preciso lutar nessa data. E preciso de um cara que, vencendo, com certeza eu seja o próximo desafiante ao título. Porque ele (Islam) vai lutar agora em fevereiro. Então eu, em março, abril, pegando um cara que me coloca de novo na cara do gol pelo título no final do ano. Com certeza luto agora em março, abril, e no final do ano pelo título de novo.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.