Alexandre Pantoja é o novo campeão peso-mosca (até 56,7 kg) do UFC. O brasileiro protagonizou uma guerra e venceu Brandon Moreno na decisão dividida dos juízes.
O duelo foi válido pela edição 290, que aconteceu neste sábado (8/7). Com a vitória, o Brasil volta a ter um detentor do cinturão nascido no país.
O topo estava sem protagonista desde a aposentadoria de Amanda Nunes. Pantoja, agora, tem um cartel de 26 vitórias e cinco derrotas.
Alexandre Pantoja x Brandon Moreno
A luta começou com Pantoja tentando colocar para baixo, mas sendo frustrado por Moreno, que manteve a luta em pé e conseguiu acertar bons socos. O brasileiro, no entanto, foi bem e conectou uma bomba de esquerda que fez o mexicano sentir e sangrar de forma abundante no rosto. O nocaute quase aconteceu, mas Brandon se recuperou.
Alexandre Pantoja fez força, mas cansou na volta. Em pé, passou a trocar golpes e levava a pior. Ele se mantinha em pé, mas já era abalado pelo poder do boxe de Brandon Moreno. O campeão, por outro lado, crescia de produção à medida que o tempo passava.
O Brasil voltou a sonhar no terceiro round, quando o brasileiro buscou a queda e chegou às costas. O campeão, por outro lado, mantinha a calma apesar do cadeado incomodá-lo. Moreno fez a defesa, reverteu a situação e voltou em pé, impondo ritmo forte e bons chutes de esquerda.
What a fight! It's off to championship rounds!
Who's winning on your scorecards?? #UFC290 pic.twitter.com/ui3STjQW31
— UFC (@ufc) July 9, 2023
No quarto round, a estratégia de Pantoja era clara: levar para o chão. E foi assim que ele conseguiu dominar e buscar o katagatame, mas Moreno mostrou, mais uma vez, seu coração e voltou com a luta em pé. O campeão feriu o desafiante.
O quinto e último assalto foi uma síntese do que havia acontecido nos anteriores. Alexandre Pantoja foi nas costas e buscou o mata-leão, com cautela. Ele amassou, fez pressão em Brandon Moreno até o final.
Pantoja, novo campeão do UFC, se emociona
— Se vocês conhecerem minha história, vão amar. Eu trabalhei muito por isso. Eu posso sentir e tocar no cinturão. Moreno é muito duro. Treinei muito, por anos, deixei tudo para trás por realizar meu sonho —
A lifetime of work finally pays off for @PantojamMA 🥹 #UFC290 pic.twitter.com/CaQt3Ljzw0
— UFC (@ufc) July 9, 2023