Esquiva Falcão cai duas vezes e conhece 1ª derrota na disputa pelo cinturão mundial

Matheus Costa | 01/07/2023 - 18:35

O brasileiro Esquiva Falcão foi derrotado por Vincenzo Gualtieri, da Alemanha, e perdeu a chance de conquistar o cinturão dos pesos-médios da IBF (Federação Internacional de Boxe), neste sábado (1º).

Depois de mais de um ano sem entrar no ringue – a última vez havia sido em maio de 2022 contra o argentino Cristian Fabian Rios –, o capixaba líder do ranking disputou seu primeiro título para tentar se tornar o único lutador do país detentor de uma medalha olímpica e um cinturão mundial. Porém, acabou derrotado por decisão unânime (116-110, 117-109 e 116-110) contra o alemão, número 3 do mundo.

VEJA TAMBÉM:

+ Junior Cigano x Fabricio Werdum fazem revanche brutal no MMA sem luvas

++ UFC Fight Night Strickland x Magomedov: onde assistir ao vivo e horário das lutas

Essa foi a primeira derrota do cartel de Esquiva, que chegou para o duelo com 30 vitórias em 30 combates profissionais e foi escalado pela IBF para disputar o cinturão vago desde que o cazaque Gennady Golovkin renunciou ao posto, no início do ano.

Esquiva Falcão perde invencibilidade

O brasileiro fez uma luta abaixo do esperado e não conseguiu ter uma boa performance e sofreu com o ímpeto do lutador alemão. Ele não entrava no ringue desde maio de 2022, quando derrotou o argentino Cristian Fabian Rios por decisão unânime. A falta de ritmo se refletiu no ringue, se mostrando um pouco inconsistente nas combinações.

Vincenzo Gualtieri conseguiu mandar o brasileiro à lona em duas oportunidades, anotando dois knockdowns, que foram importantes para garantir a vitória. Além disso, o alemão ainda protagonizou uma cena polêmica ao acertar um golpe baixo bem forte nas áreas íntimas do brasileiro, que precisou de alguns minutos para se recompor. O árbitro chegou a iniciar a contagem, mas se arrependeu ao perceber que não se tratava de um knockdown. No entanto, o atleta da casa não teve um ponto deduzido.

O título foi conquistado por Esquiva contra Gualtieri pois o antigo campeão da categoria, Gennady Golovkin, do Cazaquistão, abriu mão do cinturão no início do ano por não ter interesse em encarar o brasileiro, líder do ranking. Então, foi organizado o combate com o alemão, número 3 do mundo.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.