UFC: Dana White reflete sobre caso de violência doméstica: ‘Mereço ser criticado’

Matheus Costa | 28/03/2024 - 17:18

Figura forte e responsável pelo crescimento da maior organização de MMA do mundo, Dana White passou pela maior polêmica de todas na sua vida pessoal durante o ano novo de 2022. Um vídeo divulgado na internet mostrou o presidente do UFC agredindo sua esposa com um tapa na cara após uma discussão numa boate. A repercussão foi enorme ao redor do mundo, mas o executivo foi mantido em seu cargo e o casal continuou junto após o incidente.

Pouco mais de um ano após o ocorrido, Dana White falou publicamente pela primeira vez sobre o caso durante sua participação no podcast ‘Sage Steele Show'. O presidente da organização refletiu sobre o ocorrido e afirmou que será julgado por seu ato pelo restante de sua vida, e concordou que merece isso como consequência de seus atos.

– Eu e minha esposa passamos por uma situação no ano passado que tivemos que enfrentar juntos, e a única coisa que importou para nós dois foram nossos filhos. Eu vou ser e mereço ser criticado pelo resto da minha vida pelo o que eu fiz. Aconteceu. Eu fiz isso. Quando algo assim acontece, você tem que se levantar no dia seguinte e olhar para si mesmo no espelho e se perguntar: ‘como eu fiz isso? como faço para isso nunca mais acontecer?'. Quando eu falo que eu falo sobre ser criticado, muitos disseram: ‘se aconteceu ali, não foi a primeira vez que aconteceu'. Eu diria a mesma coisa. A mesma coisa. Mas no fim do dia, são os seus filhos que realmente sabem a pessoa que você é -, afirmou.

Dana White também detalhou que a única opinião que realmente foi relevante para ele e sua esposa durante o período reconciliação do casal foi a de seus três filhos. Além disso, ele aproveitou para disparar ofensas contra a imprensa que cobriu o caso e afirmou que não se importou com o que foi repercutido publicamente sobre a situação

– Se você é racista, seus filhos sabem que você é racista. Se você faz alguma coisa com a sua esposa, seus filhos sabem. A lista continua. Ninguém sabe mais sobre você do que seus filhos. Eles vivem isso. Eles vivem na nossa casa há 18-20 anos e eles sabem de tudo. Meus filhos sabem quem eu sou. Meus filhos sabem o que eu penso. Essa é a única coisa que importa para mim. Quando a situação aconteceu, tivemos que lidar com os nossos filhos. Fod**** a imprensa, você acha que eu dou a mínima sobre o que eles pensam? Todos eles podem beijar a minha b****. Meus filhos foram o meu foco e a minha prioridade durante essa situação. Dana, minha filha mais velha, não falou conosco por quatro dias. Nós passamos por isso com ele, mas no fim do dia, seus filhos sabem quem você realmente é -, explicou Dana.

Após agredir sua esposa, Dana White afirma que merece críticas e garante que mudou para nunca mais repetir o ato

UFC Dana White Abu Dhabi
Dana White é presidente do UFC e principal responsável pelo crescimento da organização no mundo (Foto: Icon Sport)

Com um histórico de relações com políticos extremistas e com declarações polêmicas, Dana White reconhece que será criticado e julgado pelo ato cometido pelo resto de sua vida, mas também garante que não se sente desconfortável de falar sobre o assunto publicamente. Ele garante que precisou fazer mudanças significativas para se tornar uma pessoa melhor e explicou como o processo aconteceu.

– Quando eu tive que falar sobre esse caso publicamente, e eu me sinto confortável em falar sobre o assunto publicamente, é uma parte da minha vida, é algo que aconteceu e é algo que eu tive que resolver em casa. O resto do mundo sempre vai ter algo para dizer sobre o que aconteceu, mas no fim do dia, são os seus filhos que importam. Você vai continuar sendo atacado, mas eu mereço ser pelo o que aconteceu. Eu sou um desses caras que todo dia, quando eu acordo – e eu te disse o quanto eu amo acordar todos os dias -, eu quero ser melhor amanhã do que eu sou hoje. Quando essa é a sua mentalidade e você acorda depois de uma noite como aquela, você tem que ter uma conversa séria com você mesmo e se questionar como aquilo aconteceu e como eu posso fazer que isso nunca mais volte a acontecer. Eu resolvi – , afirmou.

Claro e direto, Dana White garante que jamais irá repetir o ato de agredir sua esposa e que tomou as decisões necessárias para ter certeza que se tornou uma pessoa melhor depois do erro.

– Eu tomei algumas decisões na minha vida para que eu possa garantir que isso jamais vai acontecer novamente. Eu tomei decisões na minha vida e tinham coisas que eu precisava resolver comigo mesmo para garantir que isso nunca mais vai acontecer. Aquilo não vai acontecer de novo, não importa o que aconteça. Eu e minha esposa nos conhecemos desde a oitava série, somos amigos desde a oitava série e somos casados há quase 30 anos. É estranho e eu penso sobre isso o tempo todo que essa situação aconteceria justamente na virada do Ano Novo, no palco, na frente de sei lá quantas pessoas com todos os celulares mirados justamente para mim. Aconteceu e cá estamos. Foi bem claro como e porque aconteceu. Eu tive que olhar para mim mesmo e reconhecer que precisávamos resolver aquilo e garantir que isso nunca mais iria acontecer -, finalizou.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.