Brasileiro Carlos Mota é suspenso do UFC até 2024

Jamis Gomes Jr. | 23/02/2023 - 19:09

O brasileiro, Carlos Mota, que estreou na maior organização de MMA do mundo em outubro do ano passado, agora está suspenso das lutas profissionais pela USADA.

A saber, a penalização é válida até 2024, portanto, nesse período o brasileiro de 27 anos perderá oportunidades de lutar no UFC. Confira mais a seguir.

Carlos Mota impedido de lutar no UFC até 2024

De fato, quando passa pela USADA, se não estiver 100% limpo, o resultado não costuma falhar. A título de informação, o que barrou o brasileiro foi a substância meldonium.

Por esse motivo, Carlos Tizil Mota ficará fora dos octógonos mais famosos do mundo até dia 29 de outubro de 2024. Como sua última luta aconteceu nesta mesma data, porém em 2022, Carlos permanecerá afastado das lutas profissionais por exatos dois anos.

Em resumo, os exames aconteceram em outubro do ano passado, na primeira luta e a segunda coleta ocorreu no mês seguinte, novembro. Como a Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA) informa, os lutadores que obterem dois exames positivos para doping serão afastados das lutas profissionais.

Como distancia entre um exame e outro foi pouca, a agência cobrou o lutador. Ambos as testagens não demoraram um mês para serem realizadas. A primeira, como dito, ocorreu no dia da luta (29/10/22), enquanto a segunda aconteceu no dia 22 de novembro. Diante desses resultados positivos, a Comissão Atlética de Nevada anunciou a suspensão do brasileiro até 2024.

O que é meldonium?

A saber, esta substância é conhecida por ajudar no rendimento do usuário, inclusive na recuperação também. Um outro caso famoso sobre o uso de meldonium foi com a lendária tenista, campeã de cinco Grand Slams, Maria Sharipova. A russa foi pega no doping em 2016 no enquanto disputava o Austrália Open. Quando o brasileiro foi pego pela mesma substância, a USADA explicou o motivo do meldonium ser proibido.

Meldonium é um composto que melhora a resistência atlética e a recuperação. Uma substância não especificada na categoria de moduladores hormonais e metabólicos e é sempre proibida pela Política Antidoping do UFC. — informou a USADA.

Enfim, considerado um dos melhores peso-moscas da atualidade e com boas expectativas quando assinou com o UFC, Carlos Tizil Mota mantém cartel de oito vitórias e duas derrotas no MMA. Pelo UFC começou perdendo sua primeira luta contra o americano Cody Durden via decisão unânime. Além da suspensão, Carlos foi intimado a pagar uma multa de US$ 2,848 mil dólares.

+ confira também: Ciryl Gane se diz um lutador preguiçoso

 

Foto destaque: Divulgação/UFC

Escrito por Jamis Gomes Jr.
Sou dicente em licenciatura de Literatura Inglesa no momento. Ao fim da discência, curso superior de jornalismo, aqui vou eu! Amante de esportes - especialmente futebol - e o que eles podem proporcionar. Prazer, sou Jamis Gomes Jr. e estarei aqui no Quinto Quarto BR com vocês nas notícias das nossas queridas NBA, MLS, NFL, NHL, MLB e MMA.