Adesanya x Poatan: rival do brasileiro põe exigência para nova luta no UFC

Igor Ribeiro | 13/06/2023 - 15:00

Uma terceira luta entre Adesanya x Poatan pode acontecer no UFC. Israel Adesanya deixou os fãs de MMA empolgados ao colocar uma condição que permite a trilogia contra Alex Poatan. O nigeriano, que detém o cinturão dos pesos-médios (até 83,9 kg), voltou atrás sobre eventual disputa e citou uma situação em que poderia repensar situação contra o brasileiro.  

Em entrevista ao podcast The MMA Hour, Adesanya voltou a ser perguntado sobre Poatan e decidiu por dar um caminho diferente sobre o assunto. Adesanya disse que, caso o brasileiro tenha êxito na subida aos meio-pesados (até 93 kg) e consiga o cinturão, eles poderiam medir forças em um confronto de campeões do UFC.  

Contudo, apesar do entusiasmo, Adesanya afirmou ser capaz de colocar dinheiro ao apostar que o quinto encontro, que seria o terceiro no Ultimate, não saia do papel. Ele entende que apenas o cenário em que os dois seriam campeões de diferentes divisões poderia fazer a luta ser gigante novamente, além de sugerir insucesso do antigo adversário na divisão acima.  

— Se ele for capaz de ganhar o cinturão dos meio-pesados, eu posso fazer isso de novo. Se não, acho que já viramos a página. Todos querem ver isso, mas nós seguimos em frente. Se eu tivesse que apostar dinheiro, diria que não (vai acontecer). Eu já estive nos meio-pesados, é difícil. Se ele ganhar o cinturão, podem dar um atalho e terão uma luta mágica e épica. Seríamos nós pela quinta vez — disse Adesanya.

Adesanya x Poatan 

A quinta luta entre Israel Adesanya e Alex Poatan é uma das mais aguardadas pelos fãs, sobretudo pelo clima de rivalidade que impera entre os dois lutadores. Eles se provocam com frequência e chegaram a se encontrar em um aeroporto. Os vídeos rapidamente esquentaram a internet sobre a possibilidade de um novo embate entre os algozes. 

O fato, no entanto, é que Poatan está em outra categoria e se prepara para enfrentar o ex-campeão Jan Blachowicz no debute previsto para o UFC 291, em julho.

Adesanya, por sua vez, descansa e aguarda pelo resultado de luta entre Dricus Du Plessis e Robert Whittaker, que se enfrentam no início de julho pelo posto de próximo desafiante nos pesos-médios (até 83,9 kg). 

A vantagem dos quatro encontros é do brasileiro, que venceu três — duas no kickboxing e uma no MMA. Embora esteja à frente, ele acabou nocauteado de forma brutal pelo rival na última apresentação, em abril deste ano. 

Adesanya nos meio-pesados 

Caso opte por tentar se tornar duplo campeão, Adesanya fará um caminho parecido ao de março de 2021, quando encarou o próprio Blachowicz.  

O nigeriano perdeu a invencibilidade na carreira ao se deparar com um polonês que impôs limite físico, bem como dominou os cinco rounds para vencer na decisão unânime dos juízes. 

Escrito por Igor Ribeiro
Igor Ribeiro é especialista em lutas e MMA e começou a carreira na área como redator e repórter do site Super Lutas, até se tornar coordenador. Foi reporter do Quinto Quarto até julho de 2023.