Uma terceira luta entre Adesanya x Poatan pode acontecer no UFC. Israel Adesanya deixou os fãs de MMA empolgados ao colocar uma condição que permite a trilogia contra Alex Poatan. O nigeriano, que detém o cinturão dos pesos-médios (até 83,9 kg), voltou atrás sobre eventual disputa e citou uma situação em que poderia repensar situação contra o brasileiro.
Em entrevista ao podcast The MMA Hour, Adesanya voltou a ser perguntado sobre Poatan e decidiu por dar um caminho diferente sobre o assunto. Adesanya disse que, caso o brasileiro tenha êxito na subida aos meio-pesados (até 93 kg) e consiga o cinturão, eles poderiam medir forças em um confronto de campeões do UFC.
Contudo, apesar do entusiasmo, Adesanya afirmou ser capaz de colocar dinheiro ao apostar que o quinto encontro, que seria o terceiro no Ultimate, não saia do papel. Ele entende que apenas o cenário em que os dois seriam campeões de diferentes divisões poderia fazer a luta ser gigante novamente, além de sugerir insucesso do antigo adversário na divisão acima.
— Se ele for capaz de ganhar o cinturão dos meio-pesados, eu posso fazer isso de novo. Se não, acho que já viramos a página. Todos querem ver isso, mas nós seguimos em frente. Se eu tivesse que apostar dinheiro, diria que não (vai acontecer). Eu já estive nos meio-pesados, é difícil. Se ele ganhar o cinturão, podem dar um atalho e terão uma luta mágica e épica. Seríamos nós pela quinta vez — disse Adesanya.
WHO YOU GOT!?#UFC287 is live tomorrow only on ESPN+ PPV! pic.twitter.com/qNy7EKpdx8
— UFC (@ufc) April 7, 2023
Adesanya x Poatan
A quinta luta entre Israel Adesanya e Alex Poatan é uma das mais aguardadas pelos fãs, sobretudo pelo clima de rivalidade que impera entre os dois lutadores. Eles se provocam com frequência e chegaram a se encontrar em um aeroporto. Os vídeos rapidamente esquentaram a internet sobre a possibilidade de um novo embate entre os algozes.
O fato, no entanto, é que Poatan está em outra categoria e se prepara para enfrentar o ex-campeão Jan Blachowicz no debute previsto para o UFC 291, em julho.
Adesanya, por sua vez, descansa e aguarda pelo resultado de luta entre Dricus Du Plessis e Robert Whittaker, que se enfrentam no início de julho pelo posto de próximo desafiante nos pesos-médios (até 83,9 kg).
A vantagem dos quatro encontros é do brasileiro, que venceu três — duas no kickboxing e uma no MMA. Embora esteja à frente, ele acabou nocauteado de forma brutal pelo rival na última apresentação, em abril deste ano.
Hang it in the Louvre ? #UFC287 pic.twitter.com/P6fgCQYhNs
— UFC (@ufc) April 9, 2023
Adesanya nos meio-pesados
Caso opte por tentar se tornar duplo campeão, Adesanya fará um caminho parecido ao de março de 2021, quando encarou o próprio Blachowicz.
O nigeriano perdeu a invencibilidade na carreira ao se deparar com um polonês que impôs limite físico, bem como dominou os cinco rounds para vencer na decisão unânime dos juízes.