Quais são as 10 maiores jogadoras de todos os tempos?

André Merice | 17/07/2023 - 11:00

Com investimentos, melhorias na estrutura e com mais mulheres no esporte, o futebol feminino vem ganhando cada vez mais visibilidade e reconhecimento nas últimas décadas.

Abaixo, o Quinto Quarto elenca as maiores jogadores de todos os tempos. Confira:

As maiores jogadoras da história:

Marta (Orlando Pride)

A brasileira já ocupou o posto de melhor futebolista do mundo seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva. Apelidada de ‘Rainha do Futebol‘, é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira (contando a Masculina e a Feminina) com 116 gols.

Megan Rapinoe – (Seattle Reign FC)

Eleita a melhor jogadora do mundo em 2019, a americana foi uma das peças mais importantes dos Estados Unidos na conquista da Copa do Mundo. Nos Jogos Olímpicos de 2012, ela também conduziu a seleção norte-americana a medalha de ouro.

Alex Morgan (San Diego Wave FC)

Em 2019, Morgan ficou em segundo lugar no prêmio da Fifa de melhor jogadora do planeta. Pelos Estados Unidos, foi bicampeã mundial, em 2015 e 2019, além de campeã olímpica em Londres 2012.

Michelle Akers (aposentada)

A americana é uma das pioneiras do futebol feminino. Ela ganhou duas Copas do Mundo e tinha um faro de gols como poucas. São 105 gols em 153 oportunidades.

Wendie Renard (Lyon)

A francesa é considerada a melhor zagueira em atividade no futebol mundial. Em 2019, ela ficou em nono na lista de melhores da temporada.

Pelo Lyon, nos últimos anos, ela foi fundamental no tetracampeonato da Liga dos Campeões entre 2015-2016 e 2018-2019, sendo o pilar defensivo e a grande líder da equipe.

Birgit Prinz (aposentada)

A alemã foi uma das jogadoras mais dominantes de sua época. Ela ganhou três vezes o prêmio de melhor jogadora do mundo, além de ajudar sua seleção a conquistar dois títulos da Copa do Mundo.

Abby Wambach (aposentada)

A americana é uma das maiores artilheiras da história do futebol feminino. Ela disputou 229 partidas profissionalmente, entre seleção e clubes, e marcou 184 gols.

Mia Hamm (aposentada)

Ao lado de Prinz, a norte-americana conquistou dois títulos mundiais, além de ter uma carreira notável e amplamente conhecida.

Cristiane (Santos)

A centroavante, junto de Marta, é uma das maiores artilheiras da Seleção Brasileira. Ao todo, marcou 96 gols, enquanto a Rainha do Futebol tem 119.

Carli Lloyd (Sky Blue FC)

A americana é conhecida pelo seu desempenho em finais. Ela marcou gols decisivos nas finais da Copa do Mundo de 2015 e 2019, ajudando os Estados Unidos a conquistar o título em ambas as ocasiões.

LEIA MAIS:

+ Messi é flagrado em situação inusitada antes de novo desafio no Inter Miami

+ Messi tem programação ‘pesada’ para próximos dias no Inter Miami

+ Recalcado? Ex-técnico do Inter Miami detona novo parceiro de Messi na MLS

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".