Raul Neto fora, recorde de Huertas, show de Doncic e LeBron James ‘superado’: os destaques da Copa do Mundo de Basquete

Márcio Júnior | 26/08/2023 - 13:00

A primeira rodada de jogos da Copa do Mundo de Basquete chegou ao fim na manhã deste sábado (26). As principais seleções do mundo estiveram em quadra buscando o tão sonhado título de campeão mundial.

Recorde de LeBron sendo igualado, show de Luka Doncic, Marcelinho Huertas entrando para a história da Copa do Mundo de Basquete e a lesão do armador brasileiro Raul Neto foram os detalhes da primeira rodada de jogos. Confira.

LEIA MAIS

+ Quais são os favoritos da Copa do Mundo de Basquete?

++ Copa do Mundo de Basquete 2023: calendário, onde assistir e tudo o que você precisa saber

Confira os destaques da primeira rodada da Copa do Mundo de Basquete

Show Brasileiro e lesão de Raul Neto

Em seu primeiro jogo na Copa do Mundo de Basquete, show da Seleção Brasileira e vitória maiúscula por 100 a 59, contra o Irã. O Brasil dominou o jogo desde os primeiros minutos e não teve dificuldade para despachar os adversários da primeira rodada.

Variações ofensivas, domínio do garrafão, criatividade e uma forte defesa foram os destaques brasileiros no jogo.

A notícia ruim, no entanto, ficou por conta da grave lesão do armador brasileiro, Raul Neto. O camisa 19 machucou o joelho, precisou sair de quadra na maca. Após os exames, foi constatado uma ruptura de tendão patelar do joelho direito e o brasileiro está fora da competição.

Segundo informações da ESPN, o armador será submetido a uma cirurgia de reconstrução do tendão, e deve realizar sua recuperação em Utah, nos Estados Unidos. Desejamos boa recuperação ao craque.

Shai Gilgeous-Alexander iguala recorde de LeBron James na Copa do Mundo de Basquete

O Canadá também estreou dando show na Copa do Mundo de Basquete, e venceu a França por 95 a 65. Desfalcado da sua principal estrela, o armador do Denver Nuggets Jamal Murray, liberado para se recuperar da temporada da NBA, a responsabilidade de ditar as ações da equipe ficaram por conta de Shai Gilgeous-Alexander. E ele não decepcionou.

No jogo, foram 27 pontos e 13 rebotes e 6 assistências para o craque do Oklahoma City Thunder. Com esses números, ele se igualou ao astro dos Lakers LeBron James como os únicos jogadores a estrearem na Copa do Mundo com mais de 10 pontos 5 rebotes e 5 assistências.

O show de Luka Doncic contra a Venezuela

Quando o assunto é basquete e Luka Doncic, é quase chover no molhado falar que o armador da Eslovênia deu show. A vítima da vez foi a seleção da Venezuela, na primeira rodada da Copa do Mundo.

Na vitória da Eslovênia por 100 a 85, o astro do Dallas Mavericks anotou, simplesmente, 37 pontos, 7 rebotes e 6 assistências, além de receber o prêmio de melhor jogador da partida. Nada mal para uma estreia.

Marcelinho Huertas completa 100 assistências na Copa do Mundo

Ainda falando de Seleção Brasileira, o lendário armador brasileiro de 40 anos, Marcelinho Huertas, entrou para o seleto grupo de jogadores com, pelo menos, 100 assistências.

Além do Brasileiro, apenas Ricky Rubio (130) e Pablo Prigioni (106) são os únicos jogadores a alcançar essa marca desde 1994, quando os dados começaram a ser registrados. Outro fun fact é que o brasileiro é conhecido por ser o jogador que deu a última assistência para o último arremesso de quadra no último jogo de Kobe Bryant. Lenda!

Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.