Quais são os favoritos da Copa do Mundo de Basquete?

Matheus Costa | 24/08/2023 - 22:08

Chegou a hora! A Copa do Mundo de Basquete da FIBA começa a partir desta sexta-feira (25), e a expectativa dos torcedores aumenta pela competição que reunirá grandes estrelas da bola laranja.

Mesmo com seleções sofrendo com diversos desfalques, o panorama para a competição não muda tanto com as ausências. Os favoritos seguem intactos, e salvo alguma surpresa enorme, chegarão entre as equipes que vão disputar o título.

VEJA TAMBÉM:

+ Como joga Wembanyama? Ex-campeão da NBA dá dicas aos Spurs de onde usar o número 1 do Draft

++ Treinador dos Warriors se torna dono de time espanhol

Com quase 10 anos de jejum, a seleção dos Estados Unidos chega com força para ir longe na competição. Por outro lado, as seleções europeias mais tradicionais também querem manter a escrita de serem grandes ameaças a medalha de ouro.

O Quinto Quarto analisou as seleções e selecionou as principais candidatas ao título para você ficar de olho durante a competição.

Confira as principais favoritas ao título da Copa do Mundo de Basquete:

1) Estados Unidos

Treino dos Estados Unidos (Foto: FIBA/Divulgação)

Depois de ser a grande decepção da última edição ao ser eliminada nas quartas de final, a seleção norte-americana quer se vingar e recuperar seu posto de favoritismo para a edição de 2023 da Copa do Mundo de Basquete.

Mesmo sem grandes estrelas como LeBron James, Steph Curry e Jayson Tatum, a seleção comandada por Steve Kerr comenda jovens nomes que já são protagonistas em suas equipes, e chegam com sede de conquistar mais um título para gravar seu nome na lista de campeões.

Nomes como Tyrese Haliburton, Brandon Ingram, o calouro do ano Paolo Banchero, Austin Reaves e Anthony Edwards chegam para comandar o jovem e talentoso time norte-americano. A expectativa é que, sem dúvidas, a campanha resulte em mais um título.

2) Canadá

Vizinhos dos grandes favoritos, o Canadá tem tudo para fazer sua maior campanha na história da Copa do Mundo de Basquete na edição de 2023.

Mesmo com a ausência do astro Jamal Murray, que optou por descansar após ser campeão da NBA com o Denver Nuggets, a seleção do Canadá vem recheada de excelentes e jovens nomes que atuam em altíssimo nível em suas equipes.

A estrela, sem dúvidas, será Shai Gilgeous-Alexander – eleito quinto melhor jogador da NBA na última temporada. No entanto, os canadenses RJ Barrett, Dillon Brooks e Nickell Alexander-Walker formam uma equipe bem competitiva, que ainda conta com Oshae Brissett, Luguentz Dort, Cory Joseph, Dwight Powell e Kelly Olynyk.

3) França

Semifinalista em 2019, e responsável pela eliminação norte-americana, a França vem crescendo na competição nas últimas edições e chega mais uma vez como uma das favoritas para a Copa do Mundo de Basquete.

Por mais que não vá contar com o fenômeno Victor Wembanyama, que se prepara para sua estreia na NBA, a seleção francesa chega com uma ótima coesão e com nomes carimbados da maior liga do mundo.

Além da estrela Rudy Gobert, eleito três vezes o melhor jogador defensivo da NBA, os veteranos Evan Fournier e Nicolas Batum comandam a equipe, que também conta com o ex-NBA Elie Okobo, e diversos talentos do basquete francês.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.